Nutrição

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

Como tinha dito há uns posts atrás, marquei uma consulta com uma nutricionista. Acabei por ter que a adiar, mas ontem finalmente tive a consulta e como tinha dito, vou partilhar um pouco da experiência com os leitores do cantinho.

Tive a consulta em conjunto com a minha namorada, já que havia um desconto para consultas de casal. Começámos por explicar como é o nosso dia-a-dia e quais são os nossos objectivos. No meu caso, é perder peso e aumentar o rendimento intelectual nos dias em que trabalho.

Quando terminámos de explicar o nosso dia-a-dia, a nutricionista começou a fazer um plano de alimentação em conjunto connosco. Basicamente, ela propunha algo, perguntava o que achávamos e se não gostássemos, arranjava uma alternativa. Primeiro fez o plano da minha namorada (1º as senhoras!) e depois o meu.

O meu plano divide-se em dois tipos de dias diferentes: os dias em que vou ao ginásio e os dias em que trabalho.

Nos dias em que vou ao ginásio penso que tenho um pequeno almoço com mais fontes de energia rápidas? (Espero não estar a dizer asneira eheh) Isto, porque eu costumo ir ao ginásio logo a seguir ao pequeno almoço. Como uma coisa muita ligeira quando volto do ginásio e almoço. 2h e meia depois faço um lanche muito light, 2h e meia depois faço outro lanche mais consistente e 2h e meia depois janto. Depois de jantar bebo chá de camomila e tília até ir dormir.

Nos dias em que trabalho e acho que é o que interessa mais aos leitores deste blog...
Faço um pequeno almoço em que penso que tenho mais fontes de energia que demoram mais tempo a serem utilizadas? E bebo também um chá verde. 2h depois como uma pequena quantidade de avelãs/nozes/amêndoas (acho que é bom para a concentração). E faço o almoço 2h depois. Em relação ao almoço, ela enfatizou a importância da quantidade de cada tipo de alimento. 2h e meia depois, faço um lanche leve e bebo mais um chá verde e depois janto. Depois de jantar bebo mais uma vez chá verde, que eu costumo ainda trabalhar um bom bocado depois de jantar! 3h depois do jantar, ainda tenho mais uma refeição ligeira. Também recomendou beber agua quando acordo e antes de me deitar, visto eu desidratar facilmente.

A nutricionista teve-me a mostrar um gráfico do efeito do chá verde e do café e pelo que entendi, o chá verde demora mais tempo a fazer efeito, mas tem um efeito mais longo (cerca de 5h) e constante. Acho que é por isso, que me meteu a beber chá verde logo de manhã cedo, a meio do dia e umas 6h antes de me deitar. Assim dá para ter maior rendimento durante o dia e não prejudicar o sono. Eu notava que de manhã nunca estava muito desperto, no entanto, hoje bebi o chá verde depois do pequeno almoço e sinto-me bastante desperto (até escrevi um post no blog :P). Também me custava a adormecer muitas vezes, visto beber mais à noite.

Pagámos €90 pela consulta e demorou cerca de 2h e meia. Algo do género... €18/h/pessoa? Pessoalmente, acho que é aceitável e gostei muito do serviço, agora é cumprir o plano e esperar pelos resultados, mas eu gosto destas coisas de médio/longo prazo. Também sou um bocado contra aquela forma de pensar do "se queremos bem feito, fazermos nós próprios", acho que o ideal é mesmo encontrar um especialista mais capaz do que nós para nos ajudar.

Espero que tenha sido útil o post e peço desculpa se escrevi alguma asneira sobre nutrição, mas foi isto que eu entendi da consulta de ontem. Se quiserem levar o Poker mais a sério ou simplesmente viver uma vida mais saudável, recomendo que marquem uma consulta com um nutricionista!


Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

2 comentários

  1. Olá!
    Gostaria que me facultasse o nome do nutricionista que consultou, se for possível.

    Obrigado

    ResponderEliminar

Posts Populares