Análise KK

segunda-feira, maio 30, 2011

Deixei passar um dia desde o último post, de modo a dar oportunidade a todos os leitores de pensares na questão que vos coloquei.

Fica aqui o problema em questão para referência:

Obrigado a todos os que deixaram um comentário com a opinião, primeiro vou analisar a situação e no fim do post vou colocar o resultado.

Na analise de situações de Poker, existe uma parte de cálculo exacto e uma parte de estimativa. As conclusões são tiradas após juntar ambas as etapas. Comecemos por aquilo que dá para calcular de forma exacta:

Vou usar ICM para os cálculos, que tem algumas falhas, mas não quero complicar demais nos cálculos, que nem toda a gente joga sngs.

% Equity Fold: 16.91% (assumindo que um jogador ganha o pot todo)
% Equity Call e Win: 46.32%
% Equity Call e Lose: 0%

Então para calcular o ponto em que passa a ser bom o call temos %EF = x(%ECW) + %(100-x)%ECL


16.91% = 46.32%x
x=36.51%



Preciso que o meu KK ganhe a mão cerca de 36.51% das vezes para ser rentável.


Agora a parte difícil... atribuir ranges.


error40: Não conheço este jogador, mas baseado na minha experiência, o range deste jogador andará algures entre 10% e 30% das mãos, vamos dizer 20% para fazer a média.


Die_Broke999: Este é um jogador regular, que ao longo de milhares e milhares de mão tem mostrado muito respeito pelos meus mini-raises das duas primeiras posições. Eu vou-lhe dar QQ,AK,AKs.


mookster83: Também não conheço este jogador. Um não-regular definitivamente não vai fazer fold de AK, portanto o range tem que ser pelo menos tão grande como o do die_broke999. Será que vai fazer fold com TT? Honestamente não sei, mas vou-lhe dar JJ+, AK, AKs.


Metendo os ranges no pokerstove dá sensivelmente 34.66% para o KK, ou seja um FOLD. O problema aqui é que por mais fichas que ganhe, nunca posso ganhar mais do que o 1º prémio, então o risco não compensa a recompensa.


Podem ver aqui o que aconteceu: http://weaktight.com/3610867

Espero que tenham gostado da análise, foi uma mistura de cálculo matemático, experiência e simulação.

------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

16 comentários

  1. Não concordo, acho que mesmo se o Die_broke se pensar que o error40 está a dar pushes 14% e se te colocar a ti em 10%, ele vai jogar Aqo+ pq tem 34% contra a as vossas mãos.

    O que já torna a jogada lucrativa acima das 36% ;)

    Sem contar com os 100 que já estão no pote..

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. it's my noob opinion, i didn't took in consideration deeply icm in consideration though.

    You still rock, no worries haha

    ResponderEliminar
  4. Foi um bom fold visto o Die_Broke999 ter mostrado Ases, mas na minha opinião acho que não o devias de ter feito! Mas que sou eu para ensinar um PRO! xD!

    ResponderEliminar
  5. Boas André,
    Estando já 3 jogadores em All In, a melhor jogada não devia ser o fold?
    Afinal devem sair 2 jogadores sem nos colocarmos em risco.

    ResponderEliminar
  6. nao estou acostumado com os hypers, mas o die_broke acredito ate q tinha um range d kk+ e aa+ ai. ainda mais pelo seu proprio historico com ele. mesmo com ranges wide q colocas-t mesmo assim deu fold, entao estive correcto na analise.

    uma duvida, pode elaborar melhor sobre as falhas do ICM? se refere as blinds ou ao facto das pessoas se adaptarem e abrirem/darem call mais light/tight depende do jogador em questao ?

    ResponderEliminar
  7. bom fold, mas contabilizaste que a tua stack passa a 390 post hand!? e aí, four handed, a tua equity é ligeiramente menor que os 16,91%.
    vejo que andas (como já disseste) em swings terriveis (depois dum upswing memorável), faz um post aí sobre tilt, "stop loss", etc. sff.

    basicamente, num Downswing, quando estás down 50BI+, shovas com a mesma confiança QTo UTG!?

    ResponderEliminar
  8. Não esperava o range do 1º e 3º all-in. O primeiro porque acho que não considera que estás call quando alguém 3bet shove (alguma vez irias dar fold?) e achava que o range nessa ocasião fosse mais curto.

    O terceiro... wow!

    Excelente mão para análise. ;)

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos!

    Alvega: Sim, neste caso em particular a melhor jogada era o fold.

    Rafael: Estes calculos de ICM calculam apenas um determinado momento no torneio, não considerando o que se vai passar a seguir ou o nível dos jogadores em questão.

    Frederico: Sim, isso está tudo contabilizado. A minha equity foi bem calculada. Em relação ao downswing eu já tinha escrito um post: http://www.ocantinhodocoimbra.com/2011/05/downswing.html

    ResponderEliminar
  10. gostei imenso desta mao. Acho que o fold so se justifica por uma read sobre um reg. Acho que foldar KK preflop num hiperturbo e sempre um erro a nao ser que o fold automaticamente nos ponha itm. ja agora se tivesses na BB com 3 push antes tambem foldarias a mao? Nice post

    ResponderEliminar
  11. Boas André,

    Desculpa a minha ignorância mas como chegaste ao valor %Equity call e win?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. Rui: se ganhares ficas com 2020 fichas e os outros dois jogadores com 490 fichas. Meti essas stacks e a estrutura de pagamentos numa calculadora de ICM (http://www.holdemresources.net/hr/sngs/equitycalculator.html) e deu esse resultado.

    ResponderEliminar
  13. Andre, pra push sempres utiliza Nash desse msm site?

    ResponderEliminar
  14. Rafael: eu trabalho com várias ferramentas.

    ResponderEliminar