Downswing

sexta-feira, maio 20, 2011

Este semana tive um downswing de cerca de $20k pré-rakeback nos últimos 900 sit-n-gos.
Era algo esperado, visto que estava com um roi demasiado a cima das minhas expectativas. Acho que o que posso esperar andará na ordem dos 1% e eu estava com um roi uns pontos mais alto, pelo que o ajuste da senhora sorte era necessário :)
Tenho jogado alguns torneios do SCOOP e ontem como havia pouco tráfego nos sit-n-gos decidi jogar também outros torneios de várias mesas. Infelizmente, correram todos mal, perdendo inclusivé algumas mãos com 80% de equity. Eu não tenho mau perder, mas detesto perder e fiquei um bocado aborrecido com esta situação dos mtts. Na quarta-feira, como também estava a ter um downswing nos sit-n-gos, apercebi-me que o meu mindset não era o mais indicado para continuar a jogar e terminei a sessão umas duas horas mais cedo que o normal.

Ainda tive a ser o anfitrião de uma mesa final de um torneio de Razz low stakes. Os jogadores eram simpáticos e foi interessante. Um dos jogadores era Espanhol e disse que não sabia falar muito bem inglês, pelo que tive a tentar comunicar com ele no meu "Espanholês" e felizmente acabou por correr tudo bem e ele não ficar ofendido :P

Na quinta-feira decidi que era melhor não jogar poker, porque não era esperado haver muito tráfego dos hyper-turbos e precisava de tirar um dia, visto ter estado a trabalhar bastante nas últimas semanas. Fui ao ginásio, almocei num restaurante japonês, fiz uma massagem, estive a ver TV com a minha namorada, jantei fora com uns amigos e depois tivemos a jogar singstar(dava para fazer um post só sobre isto...). Foi bom para fazer um reset ao sistema :)

Próximos SCOOP que vou jogar: 31-L, 31-M, 38-L, 38-M

De resto...

Depois do meu post pós-black friday acho que algumas pessoas ficaram com uma ideia errada em relação à forma como eu vejo a questão tempo vs dinheiro, pelo que decidi explicar o meu ponto de vista.

Na minha opinião, o tempo de vida é muito mais importante que o dinheiro e é fácil explicar. Cada ser humano tem menos tempo de vida a cada segundo que passa, ou seja é limitado o nosso tempo de vida. O dinheiro por outro lado é apenas um conceito abstracto e à medida que o tempo vai passando, há mais dinheiro em circulação, pelo que o poder de compra de cada moeda vai diminuindo.
Ou seja: há medida que o tempo passa, temos menos tempo de vida e há mais dinheiro no mundo, pelo que é fácil daqui concluir que o tempo de vida é mais importante que o dinheiro.

Dito isto, porque é que é importante relacionar os dois? Para o quotidiano na nossa sociedade actual é preciso ter dinheiro como moeda de troca para obter bens essenciais e não só. Como tal, o dinheiro tem que ter um valor relativamente ao nosso tempo de vida e é por isso que 90% da população trabalha de modo a converter uma porção do seu tempo em dinheiro.

Agora vamos supor que alguém ganha €50/h e que para ter uma empregada doméstica tem que pagar €10/h. Essa pessoa trabalhando uma hora, pode pagar à empregada doméstica 5 horas de trabalho para ela fazer todo o tipo de trabalhos domésticos. Supondo que essa pessoa tivesse que tratar da casa e fosse gastar 5 horas por semana a fazê-lo, agora que com 1h de trabalho consegue pagar à empregada doméstica 5h de trabalho qual é o resultado? Essa pessoa acabou de ganhar 4 horas para fazer o que lhe der mais prazer. Dá para arranjar muitos mais exemplos de casos reais, mas acho que o da empregada doméstica é o mais corrente. Conclusão..., o dinheiro também serve para comprar tempo.

Resumindo, o dinheiro é muito importante na nossa sociedade e embora seja menos importante do que o tempo, ele pode permitir-nos comprar ou vender tempo, o que o torna uma ferramenta realmente poderosa e dá uma vantagem muito grande a quem entende como funciona a nossa economia (não é o meu caso).

Se não concordarem comigo, eu respeito a vossa opinião desde que seja bem fundamentada, mas por favor, respeitem a minha também :)

------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

10 comentários

  1. boas andre
    fgo que downswing e ainda me ando eu a matar pelo meu de 150$ lol
    comparado com isso não e nda..
    espero que recuperes e vais recuperar
    cumpts

    ResponderEliminar
  2. Boas André! Nunca tinha pensado no dinheiro dessa forma, mas realmente não posso estar mais de acordo! Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Boas andre,tive um downswing de 1,5k no inicio do mes que para mim é algo significativo como para qualquer pessoa mas ja ando a trabalhar para upar isto ;)
    Pailho da tua filosofia enquanto ao tempo/dinheiro , o dinheiro e bastante importante na vida mas o mais importante de tudo sao as experiencias que adquirimos, as amizades, a saúde e é isso que vamos recordar um dia nao o dinheiro que adquirimos.
    COntinuaçao dum bom trabalho , abraço

    ResponderEliminar
  4. Ei andre. Antes de mais nada, parabéns pelo blog e pelo ano de 2011. Meu nome é João Marcello, sou brasileiro. Estou com uma dúvida. Estou a batalhar pelo statuto supernova esse ano, e pro ano que vem quero mais. Queria saber de você qual o Bankroll necessário para conseguir algo em torno de 500k vpps jogando somente STEPS. Se é rentável, e se é viável ter um volume considerável depois da BLACK FRIDAY. Ficaria grato se pudesse me responder. ou por aqui ou no meu blog. http://joaomarcellol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Parabens pelo blog andré!
    ja comentei 1 vez ou 2 e sou leitor assiduo :)

    adiciona o meu recente blog.

    lsdbaku.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos!

    João Marcello: É difícil dizer... vais jogar até ao 6? até ao 4? Eu jogava até ao 6 com uma banca de 5 digitos e depois jogava os step6 para o WCOOP ME, que dão entrade de t$5300 para o top3. Sempre tem menos variância do que os que dão entrada para o top2. Não sei que banca te recomende, o ideal seria $100k, mas com $40k já me metia nisso se o objectivo for chegar a SNE.

    ResponderEliminar
  7. There is absolutely no reason for complaining - you ran hotter than the sun for 50K+ games ... :-P

    Good luck anyway!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Boa reflexão...

    Mas não será isso uma mera desculpa por, eventualmente, andares a jogar tempo a mais?

    Será que o dinheiro poupa tempo?
    Talvez.

    A questão nem essa... Será que tenho o dinheiro suficiente para poder aproveitar e/ou saborear o meu tempo? Sei aproveitar o meu tempo?

    Não deves te deves limitar a raciocínios tão lineares. A vida é muito mais que isso, da mesma forma que é muito mais que tempo e dinheiro.

    Não é que o teu raciocínio esteja incorrecto, mas de facto parece-me que não tens em conta muitos outros factores relevantes, que podem, e muito, influenciar o teu juízo final

    José Neto

    ResponderEliminar
  10. Obrigado a todos/ thank you guys

    José Neto:

    Eu actualmente na maior parte dos meses do ano trabalho umas 30-35 horas por semana, o que é um pouco menos que um horário normal de trabalho :)

    Acho que mais do que o dinheiro poupar tempo, o dinheiro compra tempo até um certo ponto e tentei arranjar o exemplo mais básico possível no meu post. Num próximo post devo expandir ainda mais o assunto.

    É difícil escrever um post que faça sentido para todos os leitores, pelo que tentei escrever de uma forma o mais simples e linear possível, mas entendo que não gostes.

    ResponderEliminar