Quase SCOOP-08-M

quarta-feira, maio 11, 2011

Ontem no final da minha sessão de sit-n-gos, comecei a jogar o SCOOP-08, joguei o de $11 e $109, visto haver um valor porreiro para mim nos turbos. Quando entrei já só tinha 20BB, que tinha-me esquecido de abrir o torneio. Não é que me importe de jogar 20BB deep, mas sem conhecer os adversários é extremamente difícil, pelo que comecei com alguma calma. Eventualmente tive um bom spot 30BB deep 66vs55, em que só fiz a jogada porque ele era um jogador ganhador e achei que ia ali fazer um move contra mim com um range wide. Felizmente ele mostrou 55 e foi o delírio no rail, se ele tivesse mostrado 77, tinha tido uns comentários a chamarem-me donk, mas pronto... é assim o poker :)

O torneio foi-se desenvolvendo e tive bastantes mãos boas (uma quantidade ridícula aliás). Chegámos ao bubble e fiquei com uma das maiores stacks da mesa. Se calhar parece mal quando estou a fazer all-ins com anytwo e coisas do género em alguns spots, mas o que muitas pessoas não entendem, é que com as fichas que já estão no meio e a tendência dos adversários para só darem call com as melhores mãos, visto quererem ficar no dinheiro, isto é extremamente rentável. Normalmente quando isto acontece... eu costumo duplicar a stack na bubble sem ter que mostrar muitas mãos.

Eventualmente acabou o bubble e baixei bastante a agressividade, depois chegámos às duas últimas mesas e foi uma agressividade moderada até ter o controlo de uma mesa com cerca de 13 jogadores em jogo. Aqui aumentei bastante a agressividade mais uma vez e acabei por ter um all-in grande com 30% de equity pelo chip-lead do torneio, um spot super banal em que fui all-in no botão com uma mão do top80%... Infelizmente perdi e fiquei com cerca de 8BB, o que acho que era a média, pelo que podia esperar um pouco, fazer mesa final e depois jogar o meu jogo.

O que falhou? Mão a seguir tive KK, fui all-in do cutoff e o BB que só tinha 3 ou 4BB deu call com QJ, so far so good, mas veio-lhe um fullhouse :( Aqueles 13.6% das vezes em que perco infelizmente calharam no momento mais importante do torneio até à altura. Anyway... Ainda fiquei com umas 4 ou 5BB, tenho A7s 6handed UTG, o que é um monstro para a stack. Fui all-in levei call de KJ e infelizmente ele fez dois pares. Os 60% também não quiseram nada comigo numa altura tão crucial.
(Mais detalhes no blog da PokerStars)
Se perder $5k-$10k num dia a jogar sit-n-gos eu durmo bem, porque é algo relativamente vulgar. Mas perder aqui um title shot tão perto da mesa final... ainda me custou um bocado a adormecer e fiquei a pensar nos $75k que não ganhei :P

Bem... ainda faltam muitos torneios do SCOOP e nos turbos de holdem já sabem que não se vão aborrecer a ver-me jogar!
Quem tiver possibilidade de jogar estes torneios do SCOOP jogue e quem não tiver... espreite os satélites, há satélites para todos.

PS: No 52s vs A9 tinha 38.6% de equity
------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

25 comentários

  1. "acabei por ter um all-in grande com 30% de equity pelo chip-lead do torneio, um spot super banal em que fui all-in no botão com uma mão do top80%"(52 off)... Desculpa que te diga mas não fazes ft porque perdeste um pote de 7 milhões com esta mão!

    ResponderEliminar
  2. Damn...
    Eu ontem pedi um post com o 1.º lugar André.
    Tou a reinar.
    Grande resultado, mas tendo em conta o "avanço" que tiveste, FT era espectável, mas só que é como tu dizes, quando mais precisamos de holdar é quando vamos ao tapete.
    Anyway...
    Coimbra Coimbra Coimbra
    Abraço
    PS semi of topic Pereirax ficaste até ao fim a acompanhar o André?

    ResponderEliminar
  3. Boas Andre !

    Ontem estive a acompanhar a tua prestação na SCOOP, mas desde já desiludiu me bastante.

    No teu post não referes ao que realmente se passou.
    Rara era vez que não ias allin pré-flop com mãos marginais, Chegaste aquela fase por mera sorte, e sabes bem que sim.
    Ninguém ganharia potes com mão marginais all in pre flop e lhe chamaria de skill.
    São modos de jogo que tu fizeste ontem , que deixam a maioria dos melhores jogadores para trás, porque não tiveram a sorte do seu lado.

    Citando as palavras do José Carlos Santos, essa mão mostrou simplesmente a tua prestação ao longo do torneio.
    O que falhou? penso que foi QUASE todas as jogadas que fizeste, isto se podemos chamar de jogadas.

    Apesar de seres português obviamente torço por ti, mas o que resultado que obtiveste não foi de todo merecido.

    Cumprimentos
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Reiiz, eu acho que ele fez aqueles all-ins todos pois estavam muito perto da bubble e era muito rentável. Todos os jogadores ali têm um range muito pequeno para dar call e isso permite ao André levar o pote das blinds e antes que já é de algum valor nesta fase do torneio...

    ResponderEliminar
  5. Andtr bom dia, desde ja parabens ... Visto que eu nao me importava de ter sido eu a ganhar esse premio , :) (pena só, nao ter sido maos elevado)
    Num dos posts anteriores falaram em table ninja ...ora a minha pergunta/sugestao, seria : Andre nao queres explicar como se utiliza o table nos SnGs? Gostava de perceber e nao consigo... Amanha vou participar no 27$ knockout nao me importava de terminar num bom lugar :) , ontem tive aulas logo nao participei em nenhum ,no domingo consegui chegar a bubble no 22$ nl holdem ,houvr muita gente a fazer os allin marginais ...é mesmo assim quem quer paga quem nao paga(espera ter AA ou KK para tentar dar shove :D ) tuve tambem pena d nao participar no heads up , mas estava em aula e nao posso faltar pois sai-me da carteira ... Tive mesmo pena pois ganhei uns quantos bilhetes para o T16,5$ , já la vai hoje esta ai um torneio interessante mas tbm tenho aulinha e nao posso faltar.
    Abraço coimbra

    P.s - a titulo de curiosidade ,coimbra tenho uma duvida num EPT ... Num dia joga-se durante quanto tempo? E quanto tempo andam as blinds?

    Se tiver alguma coisa mal escrita desculpa-me mas estou a trabalhar e a escrever no telemovel .

    ResponderEliminar
  6. Igor

    Meios não justificam os fins, se viste toda a prestação saberás do que falo..

    Obviamente que o André é um grande jogador, e não é por acaso que ele faz parte da team online!
    E todos nos cometemos erros

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos!

    José Carlos Santos: Estás desculpado, eu costumo dizer que ninguém nasce ensinado.
    De qualquer modo, era 52 suited, ainda são 4% de equity de diferença entre o offsuit e o suited. Em termos de equity o 35s vs A9o não anda muito longe do KJo vs A7s, ambos são sensivelmente 40-60.

    Reiiz: Obrigado por partilhares a tua opinião.

    Igor Almeida: É isso :) O pot muitas vezes era 25% da stack efectiva!

    Mauro_Zagalo: no site do tableninja eles Têm vídeos gratuitos a explicar (http://tableninja.com/documentation.php) Em relação aos epts, neste último foi no 1º dia 9 níveis de 1h com intervalos a cada dois níveis.

    Reiiz: Eu não fiz nada de ilegal "Meios não justificam os fins". Só estava a meter o meu dinheiro onde achei que era rentável. Claro que há opiniões diferentes em relação ao que é rentável e ao que não é, senão também não se ganhava dinheiro no poker... Pessoalmente gosto MUITO de jogar com pessoas que têm opiniões diferentes da minha e é assim que felizmente tenho tido a sorte de poder ganhar o meu sustento nos últimos 3 anos :)

    ResponderEliminar
  8. Olá André: também eu te acompanhei qd faltavam cerca de 500 jogadores para o final do torneio e levei algumas vezes as mãos à cabeça com algumas jogadas tuas, porque estava de facto, a torcer para que chegasses aos 75K.Na minha modesta opinião, poderias ter chegado mais longe. Sinceramente não consigo entender como é EV+ fazer 3 x seguidas all in para seres pago na última vez com j10o e ficares reduzido a 1/3 da tua stack (isto quando tinhas cerca de 35bbs deep). Tiveste algumas (grandes) oscilações de stack – conseguiste dar cabo de um AKs com um 6 e mantiveste a tua hyper agressividade até caíres.
    Quero fazer uma ressalva importante! Tu ganhas mais num dia do que consegui ganhar nestes 2 anos que jogo poker, mas de facto a sensação com que fiquei é q após um raise teu, nada te faz foldar, mesmo que isso represente colocares em risco mais de metade da tua stack com uma mão marginal.
    Ontem cumprimentei-te com os meus sinceros parabéns que obviamente mantenho. Espero que consigas fazer um vídeo da mesa final ainda neste scoop para trazeres o caneco para Portugal.
    1 abraço e parabéns por todos os resultados alcançados até hoje.
    Boa sorte e mtas fichas,
    Vítor

    ResponderEliminar
  9. GG. Ontem tambem joguei um scoop turbo o de 11d. A dada altura o M(blinds+antes) era um 1/10 das maiores stacks na mesa portanto se roubarmos o pote 2 a 3 vezes com sucesso justifica roubar com any two. mas acho q o miniraise tem quase a mesma eficacia que o shove embora mtas vezes a bb defenda com maos marginais e ficamos em spots dificeis a jogar com 53s pos flop. no entanto com o miniraise estamos a arriscar muito menos para levar mais e quando temos monstros com miniraises temos muito mais acçao.
    Queria colocar te uma duvida num hiperturbo. Estavamos na buble eu era a blind sobravam me 10 fichas a bigstack foi all in por cima de mim tinha uma mao 73 off e dei call e fiquei na buble. Se tivesse foldado tanto eu como o segundo em fichas ficavamos allin na mao seguinte ele tinha mais fichas q eu.justifica se o fold aqui? e gamblar na mao seguinte com 10 fichas? Abraços

    ResponderEliminar
  10. Boas andré felicito-te pelo teu resultado tive a acompanhar aquela fase final. Queria te perguntar como estudar os teus adversarios nos hyper-turbos e em que aspectos te baseias? Queria dedicar-me somente aos hyper turbos e quero melhorar o meu jogo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Ahmas uma coisa na fase da bubble , acabo por maior parte ficar em 3º nada bate mas pronto. abraço

    ResponderEliminar
  12. Vi a última hora, sou sincero a dizer que não percebi alguns calls dos muitos all-ins (falo de casos mais isolados como 72o, acho, numa das blinds... tenho ideia que frente a jogador com stack mais de 6bbs) e não contava com certos elementos da tua estratégia (tamanhos de open-raises e variações de agressividade). Mas acho que grandes partes das mãos era perceptível que estavas a jogar com a equity que tinhas e colocando pressão na mesa.

    Na parte, já dentro de ITM (150 a 50 jogadores, algures), surpreendeu-me quando tinhas algo como 1.8M de fichas e mesmo perdendo quase todos os 40-60 e 30-70 regressaste nessa estratégia ao ponto em que estavas anteriormente. Senão estou em erro, apenas com duas ou três mãos ganhas naquela fase.

    Mas acho sempre interessante os comentários que surgem no chat, de pessoal que sabe tudo e mais alguma coisa. Acho que críticas é normal, mas tentar dar lições a quem sabe... como lidas isso durante o torneio? Para ti mesmo, consegues ignorar como aparentas no chat?

    De resto, muitos parabéns pelo resultado. Foi pena não teres feito final table (aqueles mais de 80% não holdarem :S ), mas é assim mesmo o poker. Acho que todos gostávamos de ver-te mais vezes em MTTs, mas percebe-se a opção quando num torneio, como ontem, perde-se com a final table ali tão perto.

    Espero conseguir a vir perceber alguns conceitos de algumas jogadas tuas daqui a uns tempos. :)

    P.S.: Sobre os novos hyper-turbos de 5$, achas o rake superável (mais de 40%)? Gosto de brincar ao HT, de vez em quando (não é que perceba disto), mas não este rake precisa de muito fish, não é?

    P.S.2: "Meios não justificam os fins"... há todo um conceito por detrás deste pensamento, sobre este jogo, que não alcancei.

    ResponderEliminar
  13. Obrigado a todos!

    VMBernardo: falta só dizer que 1/3º da minha stack tinha vindo dos dois steals anteriores :) Umas 5 mãos depois de ter perdido esses 500k, já tinha 1.7M outra vez sem nenhum showdown se não estou em erro. Há que ver as coisas como elas são.

    lmrelvas: Acredito que tenhas razão com os miniraises. Eu gosto muito dos miniraises, mas pareceu-me melhor o shove. lmrelvas eu nao comento estrategia de hyper-turbos com algumas excepções escolhidas
    por mim.

    JoaoFonseca: eu nao comento estrategia de hyper-turbos com algumas excepções escolhidas
    por mim.

    João Saro:

    Eu também não gosto de dar calls com 72o, mas as odds eram 3-1. (género, tinha que pagar 100k com 300k no pot). Quando é assim, basta a minha mão ganhar 25% das vezes para ser rentável, o que até o 72o ganha contra o range em questão. Se fosse 2-1, seria 33.3% a equity necessária.

    Durante o torneio é fácil ignorar os comentários, só me afectam realmente quando não tenho a certeza sobre o que estou a fazer, mas ali nem sequer era o caso.

    Honestamente não vi bem os novos hyper-turbos, mas imagino que seja superável e que se não for eles venham a alterar.

    Para terminar, parabéns pela atitude no post João Saro, acho que ganhaste mais com o tempo que gastaste a ver-me jogar do que a maioria :)

    ResponderEliminar
  14. Andre já percebi a muito que apesar de seres um grande jogador de sng deixas muito a desejar em mtt's...

    Em mtt's a matematica e importante claro, mas existe muito metagame que eu acho que ainda nao percebeste bem como funciona... Uma situação +ev pode ser foldavel em mtt, para procurar situações melhores.
    Mas já percebi que não queres aceitar os nossos conselhos só porque tens mais "profit" que nós

    ResponderEliminar
  15. "e foi o delírio no rail,"

    -Foste irónico

    No 52s vs A9 tinha 38.6% de equity"

    -Big deal

    Achas te que valia arriscar então esse 52s?
    Humm i d'ont think soo, maybe on hyper turbos!

    "basta a minha mão ganhar 25% das vezes para ser rentável, o que até o 72o ganha contra o range em questão. Se fosse 2-1, seria 33.3% a equity necessária."

    -Não é por acaso que lhe chamam a pior mão do poker :/

    "Pessoalmente gosto MUITO de jogar com pessoas que têm opiniões diferentes da minha"

    - Eu gosto de trocar opiniões sobre o assunto, jogar já não senão sou logo donkado =x

    Tipo eu sou uma pessoa que joga por prazer, mas que tento aprender com os melhores...Mas há vezes que é preferível ver o Joao Nunes a comentar Poker na TVI!

    Desculpa pela minha sinceridade, sou mesmo assim.

    As maiores felicidades e ve se ganhas uma scoop e grava a FT!

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Também segui a tua última meia hora no mtt e tal como todos os portugueses estava a torcer por ti.
    Quanto ás tuas jogadas: percebo o porquê dos all-in sistemáticos na sb e não só (eras o chipleader da mesa e à que meter pressão ás portas da FT). Agora aquele all-in que perdeste (não tenho a certeza se foi essa a mão do 52s) depois de um jogador já ter aberto a mão :( !?- não percebi!
    Quem sou eu para te criticar, mas um mtt desta importância não pode ser jogado como se fosse um simples SnG que quando se perde, sempre se pode imediatamente abrir outro e começar de novo.

    Força no SCOOP.

    ResponderEliminar
  17. Obrigado a todos pelos comentários.

    Certamente não concordo com uma boa parte dos comentários, mas não vejo nenhuma vantagem em continuar a gastar o meu tempo a defender a minha posição e teria que começar a ser um bocado mais agressivo no tipo de comentários que iria fazer.
    Como tal, vou deixar este assunto como está.

    Muito obrigado a todos pela sinceridade com que se expressarão :)

    ResponderEliminar
  18. Se ficas-te chateado com o meu comentário, peço desculpas. Não era minha intenção.

    Boa Sorte

    ResponderEliminar
  19. Um pouco de humildade as vezes faz falta andré! Dinheiro não é tudo, tanta vez falas que o teu tempo é $$$$. Se calhar se deixasses de pensar nisso por um pouco, e tentasses tambem aproveitar um pouco desse dinheiro para evoluires noutros sectores da tua vida, farias bem.

    Mas pronto já estamos a entrar noutros ramos! Eu e muitos já seguimos o teu blog a algum tempo, e vamos te conhecendo também. Por isso acho que não faria mal nenhum dares um pouco de mais credito ao que os teus seguidores te aconselham.

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. João Lincho: o teu comentário não me chateou. Desculpa se não te respondi, mas estava a jogar ontem enquanto lia os comentários.
    O 52s não foi um resteal, foi um all-in no botão contra um short na SB e a 2ª stack da mesa na BB. Eu levo os meus sngs mto a sério, mas de qualquer modo, neste caso, até estava só a fazer 1tabling e a pensar bastante nas jogadas.

    Ruben Pereira: Eu sou muito feliz actualmente, aliás, honestamente, acho que nunca fui tão feliz na minha vida como sou agora :)
    De qualquer modo, obrigado pela tua preocupação

    ResponderEliminar
  21. Vou deixar um breve comentario. Em relaçao ao scoop. desculpa andre mas tens que admitir que na parte final do torneio jogaste mal e como tu proprio o disseste no teu comentario fostes para a cama ate te custou adormecer.ehe!dp dizes que o poker foi o teu sustento durante 3 anos isso tb nao prova a qualidade dos jogadores. Pois e mais facil começar uma empresa com 12k ganhos num rebuy de 11 do ke um jogador que começa uma empresa com 50$,mas ninguem te tira o merito dos ganhos que alcançastes .Espero que continues a obter lucros e que revejas a algumas jogadas de certos MTT.Abraço.

    ResponderEliminar
  22. andre, estou a considerar receber coaching da team moshman, gostaria de saber a tua opiniao sobre as condiçoes que eles oferecem. querem que eu faça 150 sngs por semana e que de semanalmente 50% dos meus lucros, parece te razoavel, esta dentro do normal pedido por coaching? agradeço desde ja a atençao.obrigado

    ResponderEliminar
  23. Luis Ramos: Parece-me muito razoável. Já houve alguns Portugueses que o fizeram, se calhar devias meter um post no fórum do pokerpt a pedir opiniões. Espero que corra bem :)

    ResponderEliminar

Posts Populares