Balanço de Junho e gestão de downswings

quinta-feira, junho 30, 2011

Gráfico de Junho (sit-n-gos):
(68% de rakeback equivalente a todos os benefícios de ser SNE)

Como podem ver pelo gráfico, Junho foi o meu pior mês de Poker até agora. Acabei por perder cerca de $45k nos jogos, ganhar $15k no rakeback, terminando o mês cerca de -$30k.

Não vou analisar stake por stake, visto a amostra individual de cada stake ser demasiado pequena para tirar qualquer tipo de conclusões. Essas conclusões vou tirar pela análise do último trimestre e se for preciso do último semestre.

Gestão de banca

Quando penso no médio prazo (3-6 meses) ou até mesmo no longo prazo (1-2 anos), não penso muito na variância, concentrando-me mais no valor esperado, visto ser esse o valor que me permite fazer estimativas do hourly rate, que é o que realmente conta. Dito isto, a variância tem um papel extremamente importante na gestão de banca e variância existe para cima e para baixo!
É fundamental ter uma banca suficientemente grande para aguentar os downswings e ao mesmo tempo, não andar a fazer cashouts à maluca quando se está a ter um upswing

No meu caso em particular, sinto-me confortável a jogar com 200 buy-ins e como tem estado a ser um ano espectacular, tinha mais de 400 buy-ins do stake mais alto na minha banca de Poker. O que quero dizer com isto, é que como não tinha andado a gastar dinheiro à maluca nos meses bons, pude continuar a jogar os mesmos valores nos meses maus.

Parte física e emocional

No inicio do mês também comecei a fazer um treino mais intensivo no ginásio e andava bastante cansado. A juntar ao cansaço derivado do treino, apareceu o cansaço derivado das derrotas diárias na arena online. Perder dia após dia é cansativo, acreditem!

Depois de perder dia após dia, o meu instinto de sobrevivência começa a levar-me a perguntar "será que já não consigo bater estes jogos?" "será que os meus adversários perceberam como jogar contra mim?".

Muitas vezes nos fóruns leio comentários de jogadores vencedores e dizerem coisas do género:

"Um jogador profissional, tem que jogar quando está a perder tal como quando está a ganhar"
"Quando estou a perder, fico mais motivado para jogar e jogo sessões maiores"

Eu não concordo com esta linha de ideias e acho que se perde dinheiro com elas.

Uma pergunta... Acham que um treinador mete um jogador de futebol a jogar com um braço partido? Claro que a menos que seja guarda-redes em teoria dá para jogar com um braço partido, mas não vai ter a performance que teria normalmente e teria que jogar extremamente condicionado.

Eu vejo os downswings como lesões de um jogador de Poker. Quando há um downswing, é importante abrandar o ritmo (às vezes até parar), de modo a recuperar para depois voltar em força. Normalmente volto mais forte dos downswings, porque é quando passo mais tempo a estudar. O estudo é fundamental para eu recuperar os níveis de confiança. Quando faço uma jogada e vejo a jogada a correr mal, o que realmente faz diferença a nível emocional é a diferença entre ACHAR que era a jogada correcta e SABER que era a jogada correcta.

Acho que uma das razões por muitos dos melhores jogadores serem arrogantes é porque é necessária uma quantidade grande de auto-confiança para aguentar os momentos maus da profissão. No entanto, muitos acabam por ser vítimas do seu próprio ego e jogar quando não deviam ou fazer jogadas que sabem ser ev-.
Eu não sou tão dotado como muitos dos meus oponentes, mas como consigo ser mais equilibrado a nível emocional, consigo competir a um nível interessante.

Resumidamente, quando estou a ganhar, tento jogar o máximo possível, mas quando estou a perder, jogo o menos possível, de modo a consciencializar o que se está a passar e poder estudar,  melhorar a qualidade do jogo e reestabelecer a confiança em mim próprio.

Este mês foi particularmente difícil, no entanto... olhando para trás, acho que foi um mês com um valor esperado muito elevado. Digo isto, porque, a nível do ginásio já consigo fazer o novo treino sem me sentir exausto. Os meus níveis de concentração voltaram a estar bastante altos e acho que consigo jogar 8h/dia. A nível de estratégia, fiz descobertas muito importantes e acho que o meu jogo melhorou substancialmente. E, mais importante que tudo isto... sinto-me bem e motivado!

Pode ter corrido mal o mês, mas estou melhor preparado para os próximos meses do que estava antes de Junho.

VPPs

Este mês joguei cerca de 80h e ganhei cerca de 130K VPPs. Para as horas que joguei foi óptimo, mas convém ter em atenção, que se eu tivesse jogado 160h, não tinha feito o dobro dos VPPs, porque nem sempre há os jogos mais altos, talvez tivesse feito 200k VPPs ou assim.

De qualquer modo..., nas próximos 2-3 semanas faço os 82K VPPs que faltam :)

------
Podem jogar na minha liga em Julho, $215 para o vencedor!
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

12 comentários

  1. Olá André: já não te escrevo há algum tempo, mas após este post, acho que mereces uma palavras de incentivo! O gráfico é de facto feio, mas tenho a certeza que vai ser invertido rapidamente! Concentração, estudo e dedicação e o sucesso é garantido.
    Em relação ao facto dos downsings serem lesões dos jogadores de poker, explica claramente, porq é que eu me sinto com os ossos todos partidinhos... a única diferença é que para mim é um estado habitual.
    Em relação à Liga, vou tentar jogar o maior números de torneios das 22H, já os das 20 estão fora de questão (banhos dos putos, jantar, namorar um bocados) e claro... convencer a minha mulher!
    1 abraço e sorte nas mesas.
    Vítor

    ResponderEliminar
  2. Precisava de um ajuda tua se for possível, no teu tempo livre.
    É assim já criei a minha Database, e depois de abrir o hm carrego no Star Auto Import e abre a sala onde estou a jogar, abre a Table
    Manager e carrego em cima da Table e a seguir Table Finder e aparece este erro:
    I CAN NOT FIND ANY UNATTACHED HANDS.pLEASE WAIT UNTIL THE mANAGER HAS IMPORTED SOME
    Carregando em ok, aparece outro quadrado que no titulo tem :Unattached tables e aparece lá aminha sala e uma cruz vermelha, e no youtube vi que se tinha de arrastar essa cruz para a sala onde estou a jogar que ela ficava ligada ao HM, mas isso não acontece e a respectiva sala não abre..
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Boas André. Os VPP e FPP que vamos acumulando ao longo ano, são depois "resetados" na passagem para um novo ano?
    Força, a downswing tmbém vai entrar em crise. ;) :)

    ResponderEliminar
  4. Boas André,
    Este comentário é só para te dar os parabéns pelo post. Equilibrado, consciente, educativo e realista.
    Parabéns.
    Eu arrumei as botas ontem à noite porque, são dois meses seguidos de lesões graves, e descobri que não interessa fazer a jogada que eu TENHO A CERTEZA que está certa.
    Estou irrecuperável.
    :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Uma vez mais André, desejo-te força e sorte... acompanhando o teu jogo através do teu blog, acredito que consigas recuperar e como tu dizes aparecerás mais forte e confiante nas mesas... vamooooos :)

    abraço & gl @ tables

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos!

    candoso1963: tens a opção no cliente da PokerStars de guardar as mãos activa?

    Ayres: VPPs sim. FPPs não, a menos que tu durante um ano não ganhes nenhum FPP. http://www.pokerstars.pt/vip/earn/

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela dicas eu sou uma criança no Poker em comparação contigo.E não tenho condições económicas para me aventurar, por isso vou jogando os gratuitos e tentar chegar aos primeiros lugares, para depois com esse dinheiro real tentar ganhar mais e e evoluir a minha estratégia.
    Obrigado por me teres adicionado ao teu clube, pode ser que um dia eu consiga lá jogar contra alguns mestres.
    Boa sorte para ti.

    ResponderEliminar
  8. Em relação aos VPPS, mesmo só jogando como descrevi ,desde Janeiro até agora tenho 41VPP, tenho que ganhar até ao final do ano 709, para pasaar para outra categoria.

    ResponderEliminar
  9. candoso1963: Obrigado pelo comentário. Ninguém começa por cima! Atenção à questão do estatuto, que no caso do SilverStars tens que ganhar os 750k vpps num mês e não num ano!

    http://www.pokerstars.pt/vip/silver/

    ResponderEliminar
  10. Obrigada por mais um belo post, não percebo muito de poker, mas acho que em relação ao resto tens a postura ideal.
    Parabéns e venham as épocas ups :)

    ResponderEliminar
  11. Olá de novo! :)

    Olha, desculpa a pergunta, mas é uma coisa que ainda não consegui entender... o rakeback a que te referes André, são as millestones, os bónus comprados com FPP's, outras coisas?

    É que a Stars não tem o método tradicional de rakeback e já tentei de todos os modos compreender como é que vem esse bom rakeback que consegues.

    Obrigado e abraço

    ResponderEliminar
  12. "The F": Sim, o rakeback que me refiro são essas coisas. http://fpppro.com/pokerstars-rakeback.php

    ResponderEliminar

Posts Populares