Quanto valem 20 fichas?

quinta-feira, junho 30, 2011

Hyper de $109, paga $320 aos 2 primeiros. O Momo J5 fez um misclick e correu mal.
Eu desisti pré-flop
------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

13 comentários

  1. Isto é ridiculo LOL, isto pode chamar-se mais um ego muito grande.

    André o que quer dizer loop ou loops no poker ? Tipo jogar maos loop!? penso que seja isso... eu estava a ver um video e o rapaz farta-se de falar nisso mas eu nao entendi?

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal, querem saber como rentabilizar FPP's ao máximo?

    Cliquem no link abaixo:
    http://deumapontaaomeio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Boas André!

    Tenho ultimamente dedicado grande parte do meu tempo a estudar o jogo e a perceber conceitos de equidades e ajustar as minhas situações de Push ou Fold. Gostava apenas de tirar uma dúvida, só para me dizeres se estou a pensar bem e se estou a ir no caminho certo. Desculpa, de ante-mão, ser um bocado extenso.

    Situação:
    Sat $3,74 HY 6 max, 4 jogadores restantes, blinds 25/50, antes 10:
    CO - 285
    B - 645
    SB - 1030
    BB (Hero) - 925
    --(stacks de SB e BB já depois de porem as blinds)
    --CO vai allin, B e SB fold, Hero tem A8o na BB

    Eu perdi o trial do Wizard e entretanto arranjei um programa (CHIMP V1.0) com que posso calcular equidades e tudo mais, daí estas dúvidas.
    *1ª dúvida, ao inserir as stacks de cada um no programa, não sei se devo contar tb com as blinds, ou seja, se no Hero insiro 925 ou 985 (blind + ante). É que no programa, senão "voltar a colocar as blinds e antes de volta nas stacks" ele dá erro.

    Então, calculando as equidades de cada um obtenho (considerei prizepool de $22 e 50% ao 1º e 50% ao 2º classificado):
    CO: 2,51
    B: 5,16
    SB: 7,33
    BB: 7,00

    Voltando ao raciocíonio:
    - Se foldar, fico com equidade de 7,00.
    - Considerando que o adversário é um regular e que vai ter um range +/- amplo naquela situação, dei-lhe um range de push de 65%. Então a minha mão seria 56,87% favorita contra esse range;
    - Se der CALL, teria uma equidade de 56,87%(8,59) + 43,13%(5,25) = 4,88 + 2.26 = $7.14
    - Estou a fazer bem as contas no passo em cima André?


    Agora surgem-me as dúvidas... Pelas contas, o Call teria uma equidade ligeiramente acima do Fold. Quer dizer que era correcto o Call?
    Pergunto isto porque tento agora pensar assim: "Quão boa tem de ser a minha mão para dar o Call?" E para isso tenho de igualar a equidade do Call à equidade do Fold?

    Teria então:
    7.00 = x(8.59) x=81%

    Mas se for assim, para ser vantajoso o Call, a minha mão teria que bater a dele 81% das vezes, e desta forma não inclui de certeza o A8o... é coisa para ser QQ+.

    Estou a chegar a conclusões diferentes com este segundo cálculo e só posso estar a fazer algo de errado para isto. Gostava que me desses umas luzes se não te importares de perder um bocadito de tempo com isto. De qualquer das maneiras, agradeço-te imenso.

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  4. The F:
    Deves sempre meter as stacks completas (com blinds e antes) no sngwiz, nesse não sei.
    Se a equity de dar call é superior à de fold, então a jogada correcta é o call.
    O range de mãos com que dás call, é o conjunto de mãos onde a equity de dar call com essa mão é superior ao de fazer fold.

    Eu não conferi as tuas contas de ICM, que já é tarde, mas o 7.00=x(8.59), penso estar incorrecto.

    Penso que o que que queres é x(8.59)+(1-x)(5.25)>7.00

    Ou seja, todas as mãos, onde a equity de dares um call (tem 2 casos, ganhar e perder) é superior à equity de fazer fold.

    Como te disse, já é tarde, mas vê se o que escrevi tem sentido.
    Em relação a ferramentas, experimenta http://www.holdemresources.net/hr/sngs/equitycalculator.html é gratuito :) abraço

    ResponderEliminar
  5. Bom dia André!

    Primeiro de tudo, gostava de te agradecer por teres tomado um bocado do teu tempo a olhar para o que escrevi. Depois agradecer-te ainda mais por teres respondido e teres estado com matemáticas a essas horas :)

    Realmente era isso mesmo... não conseguia perceber bem o que estava a fazer mal na última equação, e voilá! :) Quem sabe, sabe!

    Obrigado pela recomendação do site!

    PS: É um prazer ver que apesar de seres um profissional, és uma pessoa muito terra-a-terra, sempre disposto a ajudar e a responder a todos e diversificados comentários e perguntas que te colocam. Só te posso mesmo agradecer!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  6. Bom dia André!

    Desculpa vir de novo com estas perguntas das matemáticas, mas tenho continuado a ver se aprendo e quando penso que começo a perceber dá-me um bloqueio que já não sei como cheguei onde cheguei!
    Já tentei fóruns para não te vir incomodar, mas desde respostas de gozo a outras que tais não obtenho nada.

    Então olha.. tive a fazer uma "simulação" num Sat HY 6 max de 3,74, tal como na situação anterior, só que desta vez para a primeira mão em que o Hero está na BB, e todos foldam até à SB que vai allin, e dei um range de 90% de push (alto para estes níveis eu sei, mas é só hipoteticamente).

    Blinds 25/50, antes 10
    UTG 500
    UTG+1 500
    CO 500
    D 500
    SB 500
    BB (Hero) 500

    * A equidade inicial de cada um é $3,6667

    * A equidade se fizer fold (e tenho dúvidas aqui) é $3,2765. A minha dúvida aqui é que considerei perder a blind 50 + ante 10. Não o deveria ter feito? Deveria considerar que se foldasse ficaria com 50? Só pergunto isto porque para calcular a equidade inicial também não considero as blinds e antes já no pote.

    * A equidade de CALL e Ganhar é &6,7911 (mais uma vez considerei ganhar as antes de cada jogador)

    * A equidade de CALL e Perder será $0



    Daqui, tentei calcular então o range de CALL que seria melhor que o range de FOLD. Tenho imensas dúvidas se estou a pensar e a fazer agora estes passos bem.
    O que fiz então:

    x*(6,7911)+(1-x)*(0)>3,2765

    (Mais uma vez considerei os $3,2765, a tal equidade do FOLD que não sei se seria essa ou a do $3,6667... de qualquer maneira variava cerca de 5% no final se considerasse esta última).

    Ia obter um x maior que 48%.


    Então (corrige-me se estiver errado de novo), o CALL seria bom se eu tivesse 48% de equidade contra o range de 90% de push dele. OU, isto quer dizer que 48% do leque de mãos é bom para dar o CALL aqui?

    É que fui então ao Stove e tentei encontar com que range de mãos que teria esses 48% de equidade contra o range dele, o que me dá um range de, aproximadamente, quase 100%. E realmente acho que não deve estar correcto.

    As minhas grandes dúvidas são:

    * Será que o que devo fazer é ir ao Stove e ir seleccionando mãos e ver quais têm 48% de equidade contra esse range de 90% push, e daí ver qual é o range certo do meu call?

    * O range certo do meu call é 48% das mãos?

    * A primeira hipótese (quase 100%) está correcto? (nahhhh lol)


    Se realmente é a primeira hipótese, não há forma mais fácil de ver quais são as mãos que dão 48% de equidade contra esse range, do que fazer manualmente uma a uma?


    Obrigado e desculpa de novo por isto tudo

    Forte abraço

    ResponderEliminar
  7. The F:

    Tu não precisas de estar a fazer contas de ICM à mão. Salvo casos excepcionais, ninguém faz isso, a sério!

    É como ires para um exame de matemática e estares a calcular raízes quadradas à mão no meio de contas complicadas...

    Compra o sngwizard, ou formata o pc e usa-o durante 30 dias até teres banca para o comprar. É fundamental!

    Falando agora da tua questão..., o ICM só considera a própria jogada. A equity que atribui ao fold, é a equity que tens antes de meter as próximas blinds.
    É um modelo com algumas falhas como já deves ter entendido por aqui...

    Dito isto..., não tentes calcular os ranges à mão, fá-lo no sitngowizard e de preferência, ou para situações o mais gerais possíveis, de modo a poderes aplicar o que aprendes facilmente, ou para situações particulares, que são extremamente importantes e aparecem relativamente frequentes.

    Eu não vi os números, mas em relação ao raciocínio...,
    não é top48% contra top90%. São as mãos que têm 48% ou mais contra o top90%.

    abraço

    ResponderEliminar
  8. Obrigado André!

    Pois tens razão.. é como te tinha dito, tinha ficado sem o trial e então ando-me a "divertir" com estas coisas à mão eheheh.

    Ok, já percebi então qual é o certo.. como dizes "mãos que têm 48% ou mais contra o top 90%".

    Muito obrigado de novo e desculpa estas coisas logo pela manhã! :)

    abraço

    ResponderEliminar
  9. The F: Na boa. Em relação à questão do que se vai passar na jogada seguinte..., é uma questão ignorada nos stakes mais baixos, mas nos stakes mais altos, os melhores consideram-nas.
    O caso mais popular, é o shove com 3-6BB que se faz para não se perder a fold equity a seguir.
    Isto só para dizer, que estás a ir no sentido certo, mas na fase em que estás, há coisas bem mais importantes a aprender estes detalhes mais técnicos de lado :)

    abraço

    ResponderEliminar
  10. Obrigado André e obrigado pelo incentivo.

    Ando com uma sede tremenda de aprender as matemáticas e conseguir absorver todo o tipo de situações possíveis e imaginárias que até já sonho com isto lol.

    Não me tinha safado mal nos stakes em que estou mas apanhei agora uma fase que é deprimente, pois consigo perder qualquer tipo de situação... imagino que seja o que chamam de downswing. Fico imensamente triste quando isto está a acontecer mas também só me dá mais vontade para aprender e conseguir um dia dominar dentro do possível este estratégia.

    Infelizmente não há muita coisa na Net, que tenha conseguido encontrar sobre este estilo de jogo. Cálculos de ICM vê-se muitos na net e muitos a tentar explicar, apesar de encontrar alguns cálculos errados e que induzem em erro. E assim claro, recorro ao "best in the business" com estas coisas! :)

    A ver se a coisa endireita! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. The F: manda vir estes livros:

    http://www.bookdepository.co.uk/Kill-Everyone-Lee-Nelson/9781935396307

    http://www.bookdepository.co.uk/Math-Holdem-Collin-Moshman/9780984619429

    ResponderEliminar
  12. Bom dia André!

    Um mega obrigado!! Já tratei disso e espero devorá-los :)

    Forte abraço

    ResponderEliminar