Solidariedade

sábado, dezembro 24, 2011

Já há algum tempo que não falo sobre solidariedade, mas como a maior parte das pessoas fica mais receptiva ao tema durante este período do Natal, pareceu-me ser a altura indicada.
Peço-vos que mesmo que o tema vos pareça aborrecido, que leiam até ao fim, porque não é um daqueles apelos "boring" à solidariedade e acho que vão achar o post diferente do normal :)

No período em que vivemos, onde há imensas dificuldades financeiras e as pessoas estão sempre a correr de um lado para o outro, numa vida cheia de stress, é facílimo esquecermos-nos que existem pessoas com mais dificuldades que nós e que não podem/conseguem lutar por uma vida em condições.

 Eu acho que existem várias razões para pararmos e pensarmos no que podemos fazer para ajudar.
O que é realmente importante, é que encontrem uma razão que tenha sentido para vocês e que comecem a ajudar.
O mundo precisa de mais pessoas que ajudem e ajudar sabe bem! Depois de ajudarem e serem solidários, vão-se sentir melhor. Vão dar um significado maior à vossa vida e ir muito mais longe do que simplesmente "viverem". Se não acreditam em mim, experimentem ajudar um desconhecido sem esperar nada em troca e se aparecer um sorriso do outro lado (não esperem o sorriso), digam-me como se sentiram :)

No Universo, para cada acção há uma reacção e se quisermos mais dinheiro ou tempo, a melhor coisa a fazer é darmos dinheiro ou tempo. Não acreditam?
Se quiserem levar um murro, a melhor forma de o fazer é darem um primeiro. Se quiserem um sorriso, a melhor coisa a fazerem é darem um primeiro e por aí adiante. Não estou a dizer que funciona sempre de forma linear, mas é assim que as coisas vão funcionando no universo!

Para além disso, a melhor forma de enriquecer, é ajudando o máximo número de pessoas desconhecidas possível. Se pensarem um pouco, vão ver que a maior parte das pessoas com mais dinheiro ajudam/contribuem para o dia-a-dia de imensa gente. O Steve Jobs tornou possível para milhões (biliões?) de pessoas ter os computadores, ipods telemóveis, etc etc. O Bill Gates, aumentou a produtividade de uma quantidade de grandeza idêntica de pessoas com o office e o windows. Henry Ford criou carros acessíveis para a população em geral e por aí adiante.
Quando mais pessoas ajudaram, mais dinheiro ganharam!
Se pensarmos um pouco nas estrelas de cinema ou de música, que não parecem muito importantes no grande planos das coisas. Eles produzem conteúdos que milhões de pessoas querem ver/ouvir e é por isso que ganham tanto dinheiro!

A maior parte das pessoas na nossa sociedade, é criada a pensar no próprio umbigo e na família/amigos, pelo que é difícil transitar para uma mentalidade de "ajudar o máximo número de pessoas possível".
No entanto, a solidariedade, permite trabalhar essa forma de pensar de uma forma inigualável!

Resumindo, se quiserem mais, dêem mais!

Eu prefiro dar 10% do que ganho, do que dar uma percentagem do meu tempo, porque com o que ganho à hora, consigo ter um impacto muito maior do que se estivesse a dar o meu tempo.
Mas, sei que para a maior parte das pessoas, dar 10% ou algo do género do salário está fora de questão, pelo que o o que recomendo é encontrarem uma causa que tenha sentido para vocês e que gastem algumas horas por semana (uma tarde, um dia, ou se não for possível mais, uma hora ou duas).
Vão ver que se vão sentir melhor e vão esta a criar um mundo melhor :)

Jogam Poker? Pensem no vosso Karma ;)

Eu decidi ajudar cidadãos com deficiência mental que estão em instituições, visto serem pessoas com limitações sérias e que considero não poderem "lutar pela vida" como eu faço.
Mas não tem que ser nada semelhante! Tenho um familiar, que é super ocupado, mas ao fim-de-semana arranja tempo para ir passar com umas crianças desfavorecidas e está a gostar muito da experiência!

Falando agora daquilo que tenho feito...

Depois do último update sobre solidariedade, contribuí para uma coisa um pouco diferente:
(Carreguem nas imagens para ler)

Ao inicio estava um pouco de pé atrás em relação a esta ideia, mas acabaram por me convencer que um sonho realizado vale mais do que um prato de sopa e financiei "o sonho" :)

Há um ano atrás fui a uma residência, onde moravam jovens com este tipo de deficiência e o que vi foi um bocado chocante. Viviam em condições bastante más para a saúde! Um exemplo disso, é que tinham colchões que já não estavam bons e estavam a danificar a coluna destas pessoas.
Nos últimos meses, tenho estado a financiar a renovação do recheio da casa e posso-vos dizer que já têm colchões novos, entre outras coisas, mas quando estiver tudo concluído eu conto-vos mais sobre esta situação, com algumas fotos do antes e do depois : )

Do fundo do meu coração, espero que este post incentive mais gente a ajudar o próximo e se gostaram do post, partilhem-no por favor!

Um Feliz Natal para todos!

André Coimbra

------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

Também pode gostar de

13 comentários

  1. boas

    penso que todos nos tambem devemos contribuir com algo.eu penso que esta altura do ano,e de facto 1 boa altura.ja contribui.este e de facto 1 assunto serio e deveria ser "lei" que todos nos numa altura do ano ajudasse-mos o proximo...a meu ver:nao custa nada!

    feliz natal andre e para todos os seguidores do cantinho

    ResponderEliminar
  2. Fantástico André, és realmente um exemplo.

    Apesar de como dizes não poder dar 10% do meu salário para ajudar alguém, faço-o dispendendo algum do meu tempo com esses mais necessitados. Espero, um dia, poder ajudar também monetariamente!

    Forte abraço e bom Natal

    ResponderEliminar
  3. Bom dia André, faz todo o sentido que possamos ajudar o próximo seja com tempo e/ou dinheiro.

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  4. Os meus parabéns Acoimbra.
    Enobreces o poker de forma bem maior do que imaginas.

    Bom Natal e mais um grande ano para ti.

    PS: O meu blog mudou de endereço agora é pvieira91poker.blogspot.com se poderes alterar na tua lista mt obrigado

    PS2: Quando é que sai o teu video da pokerstars?

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, peço imensa desculpa de estar a fazer este contacto por aqui, mas não encontrei nenhum endereço de email...

    O meu nome é Marco Roque e sou jornalista da Revista C, uma publicação de Coimbra.

    Estou a fazer uma reportagem sobre poker e gostaria de de falar com o André sobre o tema. Qual será a melhor forma?

    Cordialmente,

    Marco Roque
    marco.roque@cnoticias.net

    ResponderEliminar
  6. Andre, tenho 735.50$ T money para trocar. Queres?

    ResponderEliminar
  7. Obrigado a todos!

    Pedro Vieira: Tens o cantinho no teu blogroll?

    Marco Roque: manda um mail para andrebritocoimbra@gmail.com

    519digas619: Lê o Faq do blog: http://www.ocantinhodocoimbra.com/p/perguntas-frequentes.html

    ResponderEliminar
  8. Já te adicionei ao meu blogroll. Por algum motivo, todos os links k la tinham desapareceram.

    Cumps,
    Pedro Vieira

    ResponderEliminar
  9. Boas André,

    Se puderes adicionar o meu blog: http://longapokernotes.blogspot.com/

    Eu já adicionei o cantinho ao meu bloggroll.

    Obrigado e continuação de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
  10. Grande André,
    Há já uma dezena de anos que ajudo com roupas e brinquedos ( e algumas goluseimas também, heheh) uma instituição que acolhe crianças, e venho provar com o meu testemunho que o brilho nos olhos e o sorriso rasgado na cara daqueles miúdos/as, é IMPAGÁVEL!!!
    Experimentem ajudar quem mais necessita (sim porque há sempre alguém em pior condições que nós, infelizmente)!
    Tudo de bom para ti e para os seguidores do Cantinho em 2012!
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Reparei que alguem classificou este post como Fraco , ou misclick ou com certeza queria por excelente, mas como não havia achou que colocar Fraco seria ironico o suficiente para ser visto como outer space.

    Parabens

    ResponderEliminar
  12. gostei do que li.
    portugal e o mundo precisa de mais pessoas como tu.

    parabens

    ResponderEliminar