A verdade sobre a sorte e o azar

Hoje foi um dia particularmente mau a nível de trabalho.
Deixo-vos os gráficos dos sit-n-gos:

Podia ter parado algures a meio do downswing, mas decidi não o fazer por algumas razões.

Uma das razões, é que o stake mais alto que estava a jogar era $714 e ter um downswing de 50 buy-ins é normal, pelo que defini o stoploss nos 50 buy-ins do stake mais alto.

A outra razão, é porque me estava a sentir bem! Sim, estava a sentir-me bem quando estava a perder quase $20k.
Demorei anos a concluir e mentalizar-me disto, mas basicamente a sorte e o azar, só existem no passado. No presente existem apenas decisões e acções. E no futuro as probabilidades dos acontecimentos.
Se pensarem um bocado, vão ver que isto tem sentido e a partir daí podemos concluir que as frases/pensamentos "estou a ter uma run má" ou "estou com azar/sorte", não têm sentido!

Não recuperei tudo, mas também não estava a jogar para recuperar o que estava a perder. Estava a jogar para acumular valor esperado em cada jogada e estou satisfeito com a forma com que joguei tendo em conta o meu conhecimento.
------
Venham também jogar comigo no meu HomeGame
Antes de comentarem no blog, por favor leiam o F.A.Q., que podem lá encontrar as respostas às perguntas que tiverem

5 comentários:

  1. é das coisas que mais admiro em ti e no jogador de poker em geral! A capacidade de saber lidar com a variância, especialmente nos valores em que estás inserido!

    Sinceramente depois de uma sessão dessas penso que iria demorar um pouco a recuperar desse "choque", mas como dizes, já estás habituado, e para o valor que estavas a jogar cada buy-in é quase 1k!

    Em relação à sorte e azar, existe apenas no passado, mas algumas boas decisões que fazemos no presente vêm com bastante azar atrás, não concordas?

    Grande abraço e levanta esse gráfico! ;)

    ResponderEliminar
  2. Olá André, já leio o teu blog há cerca de 2 anos mas nunca tinha comentado. Antes de mais parabéns, o teu "cantinho" está cada vez mais interessante e com temas mais abrangentes. Hoje estou a comentar porque acho que o post é brilhante, a tua opinião sobre sorte/azar para mim é a única opinião que faz sentido. Ainda mais, achei fantástico teres conseguido continuar a jogar sem entrares em tilt.
    PS Parabéns pelo teu sucesso, é mais que merecido :)

    ResponderEliminar
  3. Na ótica da sessão contínua até se pode dizer que, desde o ponto máximo do DS, estás com um upswing de 14k ... mas como sou apologista da teoria que defende que não existem US nem DS a tua banca está como está e mais nada :D

    ResponderEliminar
  4. Este domingo curiosamente acabei por ver um pouco da tua sessao da tarde, algo que não costumo fazer (espero não ter sido eu o motivo do teu "azar" =)) e reparei que nos $300 e $700 aquilo estava cheio de SN plus SNE. não sei se é disso que encontras todos os teus dias de trabalho mas será EV+ para ti estares a jogar contra estes regulares que por forçosamente viverão do Poker e portanto poucas leaks terão?

    Apenas um comentário: tendo em atenção que no ano que passou definiste 100K de lucro, teres estado a perder 20% desse valor apenas num dia acho que só mesmo tendo um coração grande é que se aguenta :)

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar