Sintomas e diagnóstico

quarta-feira, março 14, 2012

Hoje sentia-me cansado, todo dorido, com dificuldades a dormir à noite e a acordar uma hora mais cedo do que o despertador.

Que será que o médico me diagnosticaria?



Não sei, mas posso dizer o que eu acho...

Cortei algumas partes da folha de cálculo em que registo os meus dados diários, mas podem ver o que interessa...:



Resumidamente, acabei com um saldo negativo pré-rakeback nos 8 dias em que joguei este mês!

Tenho uma tolerância à variância negativa bastante acima da média e consigo ver o dinheiro que anda para trás e para a frente como uma ferramenta de trabalho.

Mas, "porra!", 8 dias sem acabar um dia no verde? Também sou humano!

free-internet-games-for-kids

Não me costumo queixar, mas queria partilhar com os meus leitores que tem sido difícil e quando tiverem uma fase tão difícil como a que passei, pensem que não vos calha só a vocês.

Vou agora deixar a parte emocional mais de lado e tentar abordar isto de uma perspectiva mais racional...

Normalmente quando tenho downswings maiores costumo tirar uns dias, descansar, estudar um pouco e tentar voltar mais forte para as mesas. No entanto desta vez é diferente...

Estava desconfiado que um ou dois jogadores estavam a jogar muito diferente dos restantes nos meus satélites de stakes altos e depois de filtrar as mãos em questão no Hold'em Manager, estive a ver os showdowns para ficar com uma ideia melhor do que se estava a passar. Ora bem, o meu estilo de jogo está a ser altamente explorado e as falhas que eu tenho no meu jogo estão a custar-me muito dinheiro.

Acho que neste momento há dois jogadores a explorarem o resto dos jogadores que têm um estilo muito semelhante ao meu e dá para ver que o dinheiro está a fluir no sentido desses dois jogadores. Vou ter que aprender com eles ao estudar as jogadas deles e ao mesmo tempo aprender qual é a contra-jogada indicada. Poker é isso mesmo!



O meu plano de acção, vai ser durante as próximas semanas só jogar aos Domingos, Segundas e Terças, visto com a acção que tenho tido dar para fazer os VPPs semanais que preciso. E às Quartas e Quintas, estudar. A ideia é estudar um tema por semana, tendo como objectivo tornar-me o melhor naquele determinado tema.

Ex.: Numa semana estudar uma determinada situação no primeiro nível dos satélites, na segunda semana, noutro nível ou outra situação, etc etc.

Se entretanto nas próximas semanas, continuar a perder consistentemente, vou ter que baixar de stakes e trabalhar nos stakes inferiores. Mas baixar de stakes não é algo que eu tenha vergonha ou medo de fazer e é algo que faz parte do que é ser um profissional.

Podem acompanhar-me aqui e na PokerStars e já sabem que o Doutor recomenda um tratamento de muito estudo e perseverança!



PS: Escrevi um post em inglês com as fotografias do meu escritório!

Também pode gostar de

14 comentários

  1. Bem ... só me faltava mesmo vir ao teu blog e ver que neste mês estás numa downswing brutal ... passo a explicar porquê:

    Resumidamente passei todo o ano 2011 a estudar o jogo e em 2012, depositei 350$ e começei a grindar forte (de acordo com as minhas possibilidades já que trabalho 7 horas por dia e faço 3 horas em viagens casa-trabalho) e posso dizer que em janeiro/início de fevereiro fiz cerca de 1k games nos sits 18men-turbo-7$. Pois bem nesses 1k games consegui bater o nível e subi para os 15$. Não correu bem o move-up, normal, perdi cerca de 30 bi e desci novamente aos 7$ ... e até ao final de fevereiro recuperei a banca e no início de março estava a pouco menos de 20 BI de voltar a tentar o move up ... no entanto ... este mês de março tem sido desastroso e, esta semana mesmo, em cerca de 75 jogos, 3 sessões de grind de 25 jogos, perdi cerca de 50 bi ... penso que é um número épico para estes sits porque a variância não é das mais altas e porque fui analisar TODOS os jogos ao wizzard e mais de 95% das minhas ações foram as corretas ...

    Ontem mesmo tive uma sessão BE, com os meus 70-30 transformados em 50-50 e os meus 50-50 a virarem 80-20 para o lado dos viloes ...

    Cansado de tanto levar (não tiltado*) ao fim do dia fui assistir a um treino publico de 18-man-15$ e nos 8 jogos o treinador conseguiu um 2º lugar e perdeu 7 flips seguidos ... partindo uns na frente e outros atras ... já o meu treinador (particular) está tb nos ultimos 7 dias cerca de 45 BI down (e é um winner reg neste formato 18man-15$) ... peço desculpa por um post tão longo mas a minha questão é a seguinte:

    Com tts winners a perder, de forma algo exagerada, será que a stars tirou março para alimentar os fish´s?

    ... claro que estou a brincar mas começam a ser coincidências a mais nos casos dos jogadores com jogo sólido!!!

    * à custa destes resultados o meu combate ao tilt tem evoluído de sobremaneira e já posso dizer que estou praticamente imune ... embora tb tenha perdido um pouco da alma enquanto jogo!

    ResponderEliminar
  2. pv concordo inteiramente contigo e nao acho coicidencia nenhuma pois comigo e com outros amigos meus tem se passado quase o mesmo muitas corridas perdidas contra 1 ou 2 outs

    ResponderEliminar
  3. Boas PV. Esse Wizzard analisa as nossas jogadas e diz quais as opções que deveriamos ter tomado? É um programa? Se sim, podes-me dizer qual é? Obrigado e abraços a todos.

    ResponderEliminar
  4. [...] vezes as coisas correm mesmo mal no Poker e quem me tem acompanhado sabe que este mês tem sido terrível. Quando isto acontece, por mais resultados que eu tenha, eu acabo por me [...]

    ResponderEliminar
  5. Exactamente! Tens 30 dias grátis para experimentar e depois se quiseres podes comprar.

    http://www.pokericmcalculator.com/icmizer/ Este acho que é gratuito e online, mas ainda não testei o suficiente para recomendar. De qualquer modo, podes experimentar!Abraço

    ResponderEliminar
  6. Olá PV,

    Em relação às jogadas estarem correctas pelo sngwizard, é possível que estejas errado em relação aos ranges com que estás a meter os adversários. O sngwizard é só uma calculadora e se meteres os valores errados, obténs valores errados.

    Nestas alturas o mais importante é gerir a banca religiosamente e continuar sempre a trabalhar no teu jogo, procurar jogadas mais rentáveis e corrigir falhas.

    Honestamente, não acredito que a stars afecte os resultados das mesas. Nos jogos em que eu jogo, somos normalmente 6 jogadores vencedores numa mesa, simplesmente não somos todos vencedores nos mesmos jogos e stakes...

    Nunca vais estar completamente imune ao tilt, faz parte do que é ser humano :(

    Atenção que não te estou a criticar, só a dizer o que podes estar a pensar/fazer mal. Não quer dizer que o estejas a fazer...

    Abraço e melhor sorte!

    ResponderEliminar
  7. O factor sorte a curto prazo é maior do que possa parecer!

    ResponderEliminar
  8. Ola , Parabens pelo blog que sigo a algum tempo.

    gostava de te perguntar o seguinte , supoe jogas num dia 500 jogos , depois fazes uma analise dos mesmos qual a tua % de erros graves e digamos erros apenas sem serem graves ?

    ResponderEliminar