Sorte, Azar e Atitude

sexta-feira, março 23, 2012

Um dos meus temas favoritos é certamente o da sorte e do azar. Certamente podemos ver este tema em toda a na nossa vida e no entanto não é tudo o que lá está.
bad luck good luck
Não vou divagar muito sobre o tema, porque senão ainda me perco aqui e tenho um jantar marcado daqui a 2 horas, pelo que vou falar apenas das minhas últimas experiências e pensamentos.

Por vezes as coisas correm mesmo mal no Poker e quem me tem acompanhado sabe que este mês tem sido terrível. Quando isto acontece, por mais resultados que eu tenha, eu acabo por me perguntar


  1. "Será que ainda consigo ser ganhador no Poker?"

  2. Será que é mesmo possível ser ganhador de forma consistente no Poker?

  3. Será que até agora simplesmente tive sorte?


Já fizeram algumas destas perguntas a vocês mesmos? Eu certamente já e acho que se alguém nunca o fez, tem um ego tão grande que lhe vai custar dinheiro eventualmente, mas isso é outra conversa de qualquer modo...

Vou falar-vos um pouco das respostas que encontrei.

#1: Como é que se ganha dinheiro a jogar Poker?

Ganha-se dinheiro, quando na mesma situação o nosso adversário comete um erro que nós não cometemos e existem mais situações de erros do adversário do que nossas. Isto considerando os diversos pesos de cada situação, que nem todos os erros são iguais.

Claro que para isto ter sentido, é preciso jogar uma amostra suficientemente grande para podermos estar ambos nas mesmas situações e aproximarmos-nos o mais possível do valor esperado das situações de jogo.

Portanto, aqui a verdadeira questão é..., quem está a cometer mais erros? Eu, ou os meus adversários? Os que eu cometo são mais ou menos graves?

Felizmente ainda vejo muitos adversários, mesmo nos stakes mais altos a cometerem alguns erros graves por uma razão ou por outra e também tenho trabalhado em corrigir lacunas na minha estratégia.

#2: Será que é mesmo possível ser ganhador de forma consistente no Poker?

Aqui costuma-se pensar no seguinte gráfico:



Já conheciam? É o gráfico do meu colega de equipa "nanonoko" entre Agosto de 2008 e Abril de 2010.

Ele joga cash-games, pelo que fui buscar um de sit-n-gos também:



Eu meti 60% de rakeback nesta pesquisa, só para dar uma ideia melhor dos ganhos reais. (A linha verde é que conta: $1.4 Milhões)

Para quem ainda não sabe, é o gráfico lifetime do meu colega de equipa Jorj95.

Que têm ambos os gráficos em comum? Muito volume e seguem na mesma direcção, para cima!

Depois de ver estes gráficos com volumes tão grandes, vejo rectas tão uniformes, sempre no mesmo sentido, que acredito mesmo ser possível. E se é possível para os outros, porque não para mim?

A titulo de curiosidade, também fui ver o meu entre 2009 e 2011 a supor 60% de rakeback.



Os meus resultados são um pouco mais humildes, mas a tendência é a mesma.

Será que até agora simplesmente tive sorte?

Comecei a pensar nas experiências positivas que tenho tido na vida e realmente pareceu-me que tenho tido imensa sorte. No entanto, depois comecei a pensar nas experiências "negativas" que me aconteceram e..., se calhar nem tudo foi sorte.

É fácil olhar para trás e lembrar-me de quando ganhei o campeonato do mundo de magic, mas e aquelas dezenas de campeonatos em que eu estava no avião na ida para casa a pensar no que tinha corrido mal? Os dois campeonatos em que fiquei em 2º lugar e com o sentimento que tinha mesmo perdido o campeonato. Está certo que naquele campeonato do mundo tive imensa sorte, mas tive várias experiências negativas, onde tive azar antes disso.



Hoje em dia tenho uma namorada fantástica e orgulho-me de dizer que para além de namorados, somos companheiros na vida. Certamente tive sorte em encontrá-la. Mas, olhando para trás, houve experiências más, relações que não funcionaram e vários anos sem uma namorada.



Actualmente, sou jogador profissional de Poker e sou patrocinado pela maior casa de Poker online, a PokerStars. Certamente tive sorte por ter encontrado o Poker online, mas "porra", quantas vezes as coisas não correram mal e uma parte de mim queria desistir? Posso até falar dos primeiros depósitos que fiz em 2005 para começar a jogar, eu não sabia nada de Poker e fui depositando e perdendo com algum dinheiro que tinha ganho no magic. Por volta dessa altura comecei a escrever um blog e acabou por ser algo bastante positivo na minha carreira, já que me permite ter um alcance que não teria de outra forma. Não me lembro de muita coisa no Poker entre 2006 e 2008, mas lembro-me de ter sorte e ganhar uma quantia simpática num torneio. No entanto, o magic durante essa altura foi um passeio no deserto e acabei por gastar a maior parte desse dinheiro do Poker no magic. O Poker, também me correu mal nos últimos meses de 2009, quando eu estava a trabalhar imenso para atingir o estatuto de Supernova Elite. Em 2010 e 2011 também tive meses horríveis em que nada corria bem para mim, mas mais uma vez digo: eu não desisti, e não o fiz, porque acho que tenho razão e consigo trabalhar mais do que os meus adversários quando é preciso.



Tenho tido muita sorte na minha vida? Sim, claro, mas também tenho tido muito azar e quando as coisas correm mal tento entender o que se está a passar, ser o mais honesto comigo próprio e se acreditar que podem correr melhor, sigo em frente!

A sorte e o azar nunca controlamos, mas a atitude controlamos sempre!

PS: Lembrem-se que pelo menos uma vez na vida TODOS NÓS tivemos imensa sorte e fomos os vencedores...

PS2: Senão, não estávamos cá...

Também pode gostar de

32 comentários

  1. André, se não estás a crescer por fora, estás a instruir-te por dentro. Aos outros também, a tua filosofia humilde é fácil de digerir. Obrigado pela partilha.

    Os meus primeiros passos assemelham-se aos teus, estou a passar pelo mesmo.

    Cumps
    http://nunoleite3.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. clap clap clap e vamos lá continuar a trabalhar

    ResponderEliminar
  3. ... o post certo na altura certa ... estava mesmo a precisar.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Força André. Nunca desistas.

    Já agora, já sabes quando vão postar o vídeo acerca de ti? Já foram feitas as filmagens certo?

    ResponderEliminar
  5. Faltou-te ainda o pormenor da sorte que muitos já tiveram com os 10% dos teus ganhos que revertem!

    ResponderEliminar
  6. ANdre enorme, enorme post ! concordo tudo que disseste. Passei pelo mesmo, agora vivo uma fase boa no poker mas tive que suar muito para aqui chegar e fazer aquelas questoes que tu mesmo fizeste. 


    PS: Os graficos que meteste aqui ondeos foste buscar ? a mim no sharkscope so aparece o profit 
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Fico contente por teres gostado :)


    O gráfico do nanonoko encontrei no google, os outros fui ao sharkscope e meti um filtro de stakes > 0, 60% de rakeback e só sngs. No meu caso meti também entre de 2009 e 2011.
    Este tipo de pesquisas "avançadas" só dá com contas do sharkscope pagas.Abraço

    ResponderEliminar
  8. Infelizmente, são pessoas que tiveram "essa sorte", porque tiveram muito azar na vida.

    ResponderEliminar
  9. A música não pode parar! :)

    ResponderEliminar
  10. Fico contente por poder ajudar :)

    Melhor sorte para o futuro!

    ResponderEliminar
  11. Obrigado!

    Disseram-me que seria em Abril ou Maio, mas depende da coordenação dos vídeos da equipa toda. Sim, foi tudo filmado em Dezembro :)

    ResponderEliminar
  12. Fico contente por teres gostado e deixado um comentário!
    Já espreitei o teu blog!
    Experimenta este site e depois diz-me se te ajudou: 
    http://www.pokerschoolonline.com/

    cumps

    ResponderEliminar
  13. coincidencia ou não, ando mesmo a pensar nisso, será q ainda sei jogar isto do poker, será q os outros têm sorte e eu perco pq eles so têm é sorte??é q jogo da mesma forma e até melhorei(penso eu) e de repente começo a ter dias consecutivos a perder e antes desses tive um dia muito ganhador. será q os calling station para gut shots, vao sempre conseguir o seu gut no riber, será q qdo tenho KK alguém tem sempre de ter AA??!! Nos ultimos dias é assim e n é q me afecte a banca, mas deixa-me a questionar o mesmo q referias, será q consigo ganhar consitentemente ou nos ultimos meses foi só sorte?? Será q so jogo contra tao maus jogadores q são tantos e q têm tanta sorte q eu simplesmente n consigo ganhar. bem tinha decidido deixar de jogar, mas por coincidencia li este teu post e vou dar mais uma chance ao poker, ehehhe.obrigado

    ResponderEliminar
  14. Tirar uns dias ou uma semana também pode ser bem jogado!

    Desejo-te melhor sorte no futuro e espero que o meu post te ajude :)

    ResponderEliminar
  15. Isto não é sorte. É talento!!
    Talento por conseguires focar-te no pragmatismo que deve estar presente nestas análises. Mas vindo de ti não surpreende!
    Abraço

    ResponderEliminar
  16. Grande post André! Revela muita humildade e pragmatismo! O que conta é o longo prazo! Já é a 2ª vez que tento começar a criar banca a partir de 25 euro que depositei na pokerstars...tento ser rigoroso com a gestão de banca mas a 1,5$ rende pouco, e já ando a jogar sits de 3,5$ (jogo mais os fifty50)...Gostava que desses uma olhadela no meu gráfico e nos meus resultados pelo sharkscope e deixasses uma dica construtiva que me ajude! Sei que tou a jogar pouco volume...Ainda não arrisquei mais do que 4 mesas! grande abraço e votos de sucessos de um jogador que te acompanha...o meu nick na stars é miguelc1985

    ResponderEliminar
  17. boas André, tenho seguido atentamente o teu blog e é sem dúvida um exemplo a seguir para quem quer ser jogador de poker. Muitos Parabéns pelo trabalho que tens vindo a desenvolver. 

    Gostaria de uma opinião tua, conheces alguém que me pode dar coach. . . não consigo evoluir no meu jogo e tenho me fartado de perder dinheiro.

    Cumprimentos.

    Paulo

    ResponderEliminar
  18. Olá Paulo,

    Eu não sei a tua situação, pelo que fica difícil de te ajudar.
    Regra geral o que se recomenda é que se tenta aprender o máximo possível por si próprio e chegando aos mid-stakes ter coaching.Cumprimentos

    ResponderEliminar
  19. Fico contente por teres gostado das minhas análises!
    Vou continuar a partilhar as mesmas :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Olá Miguel,

    Criar banca a partir de €25 de forma consistente e progressiva é muito difícil e demorado.

    O que te recomendo, é que visto já teres jogado mais de 1000 jogos e experimentado vários formatos, que escolhas um único formato e só jogues esse. 

    A meu ver, no poker compensa a especialização num formato, visto poderes chegar mais longe nesse formato do que quem não se especialize.

    De resto, tenta seguir uma gestão de banca que tenha sentido para ti e vai subindo e descendo de acordo com a variação da mesma.

    Em relação ao número de mesas, vai aumentando conforme sentes que se torna aborrecido jogar as que jogas actualmente, não há pressa!

    felicidades!

    ResponderEliminar
  21. Inspirador e um exemplo a seguir. Obrigado!

    ResponderEliminar
  22. muito bom mesmo,o azar ta sempre na nossa s vidas quer no jogo quer ao longo da vida,o que é verdade é quando o azar nao chega tu saias vencedor quer no jogo quer na vida,FORÇA abraxo,maxxadix

    ResponderEliminar
  23. Apenas hoje tive o previlégio de descobrir este teu blogue e gostei muito !

    excelentes análises!

    Vou continuar a acompanhar !

    ResponderEliminar
  24. Por favor, diga-nos o modelo do seu vtrogo monitor (menor)?
    obrigado

    ResponderEliminar
  25. tenho 2 HP LP3065 e 1 HP ZR30w

    ResponderEliminar
  26. Boas, nunca pensei no facto do rakeback ser tão compensador, por mais que as coisas corram mal e acabes um ano breakeven, terás o rakeback 60% que segurará bem as coisas.
    Mas eu não sou Supernova, luto mensalmente pelo ouro e não tenho os mesmos benefícios, é óbvio isto.
    Esta observação, deve-se ao facto de ultimamente, coisa de 2 meses andar breakeven, vejo meu tempo investido e nada de resultados. tive um bom inicio e fiz 5 centenas $, agora todo o baralho anda contra mim e por consequência acabo cometendo erros. Estou jogando todas modalidades cash, sng e mtt, penso ser este o ponto, onde devo-me especializar em uma variante, acredito que passas-te por algo idêntico, como procedes-te?
    Cumps

    ResponderEliminar
  27. Especializa-te na modalidade que tiver mais sentido para ti, em que te pareça mais fácil aprenderes!

    ResponderEliminar
  28. Olá André , antes de mais muitos parabéns pela tua carreira e pelo teu blog , dirijo-me a ti por um motivo simples.

    Consegui ganhar um Satélite para o Sunday Million mas como não vou participar no torneio já "devolvi" o bilhete e fiquei com o dinheiro de torneio mas queria troca-lo por dinheiro real , como posso fazer essa troca ? 
    abraço !

    ResponderEliminar
  29. Boas. Sou de Poiares, conhecido do Daniel. Admiro muito o teu trabalho e ultimamente tenho acompanhado os teus blogs :)

    Continua assim ;)

    ResponderEliminar