Falhei

segunda-feira, maio 21, 2012

Alguns dos leitores já viram o meu gráfico deste ano no sharkscope, mas para quem ainda não viu fica aqui:



Em termos práticos, estou a perder $42,204 este ano ao fim de 4 meses e 20 dias.

Antes de tentar explicar o porquê de estar a perder tanto, vou contar-vos o que se passou nos últimos dias...

Como tinha dito na última actualização, o meu pc teve um problema e a cadeira deixou de funcionar.

Depois disso, encomendei um pc novo, que funciona super rápido, sem lag com várias mesas abertas e o hud a correr. Infelizmente, estava a dar 2-3 blue-screens por dia e tive que o mandar para trás.

Entretanto começa o SCOOP e tinha sensivelmente $120K de banca para Poker online. Como achava que eram rentáveis jogar os $714s e se perdesse 100 buy-ins não tinha que descer de stakes, decidi tentar e ver como corria. Logo no 1º Domingo, joguei o dia todo e depois os jogos à noite ainda estavam melhores que de manhã, cheios de jogadores que eu nunca tinha visto nas mesas dos hypers. Esse primeiro dia até nem correu mal e acabei por ganhar cerca de $14k, então continuei a jogar pela noite dentro nos dias a seguir também.
Infelizmente ao fim de alguns dias tive um downswing enorme e acabei por perder os tais 100 buy-ins.

Eu nunca pensei que isto acontecesse, mas este downswing afectou-me emocionalmente. A minha banca até pode aguentar o impacto permitir-me jogar um nível a baixo, mas a minha banca emocional não aguentou.



Nestes jogos é difícil entender até que ponto somos afectados pela sorte para um lado ou para o outro, porque swings de 200 buy-ins acontecem aos melhores, pelo que demorei muito tempo a perceber que não era apenas azar (mesmo assim, acreditem!, tive IMENSO azar), mas..., a minha estratégia era perdedora nestes torneios!

Agora surge a pergunta, mas se eu o ano passado fui o maior vencedor dos hypers 6-max e tinha uma estratégia claramente vencedora, que se passou afinal?

Nos últimos meses de 2011 tive um downswing relativamente pequeno e aos poucos fui mudando a minha estratégia, jogando mais tight. À medida que fui perdendo mais e mais, fui jogando mais e mais tight, o que tinha sentido para mim na altura, mas agora entendo que é errado por várias razões.

Também fui mudando os meus ranges e acabei por ter os ranges errados para algumas situações... Género, se estamos a fazer all-in UTG com 10BB e só me vão dar calls com A9+ A8s+ e digamos 66+, é preferível ir all-in com T9s do que com A7o, porque tem mais equity contra o range de call e eu estava a fazer allins com mãos do género A7o, quando devia estar com mãos do género T9s.

São pequenas coisas, mas são muitas pequenas coisas que ao longo de dezenas de milhares de torneios, fazem toda a diferença.

A minha estratégia estava errada e eu errei, mas é assim que eu sempre funcionei: experimentar->falhar/perder->aprender->ganhar.

Os "haters" podem dizer que podia ter mudado de estratégia antes, ou que não devia ter jogado tão alto, mas ninguém é perfeito e é a ser quem eu sou que tenho tido sucesso neste mundo do Poker.

E agora?

Vou ter que dar 1 ou 2 passos atrás no meu jogo e voltar a criar uma estratégia vencedora.

Faltam-me 8k VPPs para chegar aos 1M VPPs (SNE), pelo que amanhã devo conseguir renovar o estatuto e receber a milestone dos $20k.

Para terminar, peço desculpa a quem me costuma acompanhar por não ter sido mais activo durante o SCOOP, mas não me estava mesmo a sentir em condições para escrever. Desculpem.

Também pode gostar de

19 comentários

  1. Vinicius Passos Coutinho21 de maio de 2012 às 18:14

    IDOLO, continue seu bom trabalho, que logo será novamente recompensado. VinnyCout

    ResponderEliminar
  2. mas cedo ou mais tarde vais voltar a estar em grande :) FORÇA!

    ResponderEliminar
  3. Forçaa André, o que não nos mata deixa-nos mais fortes ;)!! Forçaa e grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Força ai André. Sei que tens estofo para voltar a dar a volta por cima e continuar a seres vencedor no poker. Não desanimes e força.

    ResponderEliminar
  5. Sejas bem vindo de novo :) Tal como dizes agora é preparar-te de novo e regressar À senda de bons resultados ! FORÇA!!

    http://bestvideospoker.com/

    ResponderEliminar
  6. Caro André:
    Aquela linha vermelha deixa qq um angustiado. Se há alguém que consegue inverter este gráfico, é tu com certeza.
    Força e perseverança = sucesso.

    Abraço e força nesses AI's

    ResponderEliminar
  7. Boas Coimbra, troca isso sff   sn: gorllomi, t$: 215, $:210". GL

    ResponderEliminar
  8. Assumir o fracasso é meio caminho andado para a vitoria.
    Nao jogo hypers mas seguramente as margens sao baixissimas 
    e se errares em 15% dos jogos da uma fortuna nos bis q jogas.
    Outra coisa que tens q ponderar é se ainda sao rentaveis (isto ta cada vez + dificil e sem querer fazer 1 post grande considero q a segregaçao (ESP,ITA,FRA)e USA alem da crise esta a afectar o poker tambem.Mudando de assunto gostava de saber uma opiniao tua sobre a segregaçao etc , nao sei se podes pois sendo patrocinado pela stars... talvez n possas abordar isso
    Entretanto bom trab e oxala consigas recuperar lenta mas firmemente o teu nivel de jogo.

    ResponderEliminar
  9. Tanto quanto sei os hypers 6 max são jogos onde se consegue um ROI muito pequeno e como tal a variância é enorme.  Já pensaste em diversificar os tipos de jogos que jogas?  Sei que investiste muito esforço e estudo neste tipo de jogo mas como também sabes, na vertente SNG existem vários jogos rentáveis: Hypers HU, 6 max turbo, 18 man turbo, etc.  No fundo o poker é um investimento e diversificar investimentos é uma forma de reduzir o risco.

    ResponderEliminar
  10. mostras qualidade ao escreveres nas derrotas, pois o que não falta é blogs mas só são actualizados nas vitorias.
    Os hyper são comodos não dão tanto trabalho, geram imenso rake mas a realidade é que são um tiro no escuro onde o edge é facilmente distorcido.
    Cada vez há menos jogadores a fazerem jogadas parvas, aumentanto o factor sorte, dizes que estas a jogar um À mais baixo do adversario e que vais mudar, já pensas-te que estas a receber situações azaradas demais...
    Não vejo como possas substituir o A por T9s sinceramente.
    Não tens nenhuma formula cientifica para os hyperturbos e estas confuso.
    O jorj95 disparou no grafico achas que foi sabedoria??? esse gajo runa como ninguém e até tenho a certeza que é uma pessoa muito confiante na sorte que tem, ele inscreve-se em tudo quanto mais caro melhor.
    A minha duvida é o rake gerado cobre essas swings???
    Se sim estás no caminho certo não vais perder sempre.
    Boa sorte André

    ResponderEliminar
  11. Muito bom post e excelente decisão!
    "O sucesso consiste em ir de derrota em derrota sem perder o entusiasmo"

    ResponderEliminar
  12. Força Coimbra. Se há alguém que consegue inverter uma downswing és tu! O pessoal está todo a torcer por ti!

    ResponderEliminar
  13. Tenho pensado em algumas hipóteses, mais novidades para breve :)

    ResponderEliminar
  14. É possível ser vencedor nestes torneios e ganhar bastante dinheiro.

    ResponderEliminar
  15. É verdade, os jogos estão mais competitivos, mas eu também vou melhorando. O mais importante é estar sempre à frente da curva evolutiva!

    ResponderEliminar
  16. O teu blog mostra o quão ignorante sou em relação ao poker
    Parabens !

    ResponderEliminar
  17. [...] do meu downswing em Maio, achei que era uma boa altura para parar um pouco e pensar sobre o que queria fazer a [...]

    ResponderEliminar

Posts Populares