Esclarecimento de dúvidas

sábado, julho 07, 2012

Nos últimos dois posts acho que fui demasiado vago em relação àquilo que pretendo fazer e as respectivas razões.

Como tal, acho que deixei a impressão errada a algumas pessoas e decidi escrever um post de modo a esclarecer possíveis dúvidas e explicar melhor a minha posição.

Mudança de formato

Vou começar pela decisão de mudar para MTTs...

Eu nos sit-n-gos, devo ter ganho tanto nos últimos 3 anos,como a maior parte dos Portugueses ganham numa vida, mas também provavelmente tomei mais decisões difíceis do que a maior parte das pessoas tem que tomar numa vida. Estou a falar das imensas decisões por minuto que tomava enquanto jogava 12-30 mesas rápidas/super rápidas ao mesmo tempo. Isto desgasta!

Eu tenho continuado a jogar porque realmente a compensação financeira valia a pena, mas nos últimos meses o jogo já não me estimulava o intelecto (atingi o topo do formato) e quando comecei a perder, achei que era altura de mudar.

Será que se eu quisesse descer de stakes e trabalhar o meu jogo, eu não conseguia voltar a ser vencedor nos sit-n-gos de Stakes mais altos? Provavelmente sim, mas se eu com 26 anos já me começo a sentir desgastado do grind dos sit-n-gos, como é que me vou sentir aos 30 se continuar pelo mesmo caminho?

Acho que também não tem sentido deixar de jogar Poker profissionalmente, já que trabalhei muito para ter o que tenho agora e definitivamente estou numa posição excelente para continuar a minha carreira noutra direcção.

Aqui é importante pensar: O que é que é realmente importante para mim?

O dinheiro é importante até ao ponto em que consigo garantir a sustentabilidade das minhas necessidades básicas, algum conforto e me permita preparar o meu futuro.

O meu patrocínio, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, não me dá 100% de rakeback, ou uma % de rakeback. Eu tenho sim alguns valores fixos que incluem buy-ins e alguns valores por objectivos.

Como disse noutro post, eu acho que estava a gastar demasiado dinheiro nas minhas despesas fixas. Decidi então reduzir para metade essas despesas, que assim, os meus investimentos pagam as minhas despesas básicas e , o patrocínio permite-me já ter algum conforto e preparar o meu futuro. Como tal, não preciso de estar muito preocupado com ter que ganhar mais dinheiro a curto prazo.

2012 (Curto prazo)

A curto prazo é importante para mim gastar mais tempo a fazer coisas que goste e trabalhar no sentido de criar situações melhores para mim a médio e longo prazo.

Quando digo gastar mais tempo a fazer coisas que goste, a nível de trabalho estou a falar de produzir mais conteúdos e aprender jogos novos, cuja aprendizagem me torne um jogador melhor e mais completo.

O meu plano para os próximos 6 meses é evoluir o máximo possível nos MTTs e como não tenho grandes pressões de ter que ganhar mais dinheiro a jogar, o plano vai ser estudar durante a semana e só jogar durante os Domingos e grandes campeonatos online.

Médio Prazo

Em 2013, a ideia é continuar a aprendizagem dos MTTs num nível mais avançado e iniciar-me nos cash-games de modo a complementar o meu jogo. Já pretendo jogar alguns torneios ao vivo para aplicar o que aprendi online e começar a ganhar experiência.

Muito provavelmente não vou fazer Supernova Elite no próximo ano. Embora ainda queira chegar ao 5M VPPs lifetime, que agora dão um relógio especial para quem os alcança! :)

Planos para 2014 são muito difíceis de fazer para os jogadores profissionais Portugueses, já que ninguém sabe como vai ser a regulamentação do jogo em Portugal. E é uma das razões porque quero aprender vários jogos, de modo a ter o máximo de opções em aberto nessa altura.

Eu quero  jogar os principais circuitos internacionais (EPT e WSOP) e trazer os principais troféus para Portugal, tal como fiz no Magic: The Gathering, mas ainda falta bastante tempo e trabalho da minha parte para isso!

Seguidores

Os meus seguidores/leitores são muito importantes para mim e eu acho que isto vai ser uma boa mudança para quem gosta de me seguir.

Sejamos honestos, os hypers para os seguidores eram horríveis, já que se abria um e acabava pouco depois. Ao começar a jogar mas MTTs e eventualmente cash, sempre me podem acompanhar nas mesas mais regularmente.

Nos hypers também era difícil partilhar estratégia ou até mesmo dar coaching, porque estava constantemente a jogar contra os mesmos jogadores e ao "ensinar alguém" estava a prejudicar-me a médio/longo prazo. Ao mudar de formato, posso partilhar o meu processo de aprendizagem desde o início e assim ajudar quem precisa de alguma orientação. Posso também partilhar mais mãos no blog e estratégia por detrás das jogadas, tal como eventualmente dar coaching assim que me sentir apto.

Conclusão

Espero que tenha explicado melhor as razões por detrás da minha mudança e que tenha mais sentido para quem me segue neste blog.

Não foi uma decisão fácil para mim, até porque é a minha vida profissional que está em jogo, mas acho que é o melhor a fazer nesta altura.

Se correr mal, posso voltar atrás e recomeçar nos sit-n-gos, se correr bem... BOOM!

De qualquer modo, espero que me queiram continuar a seguir e fazer parte desta nova fase da minha carreira!

Ah..., na próxima semana vou anunciar o meu próximo desafio, estejam atentos ao blog! :)

 

PS: Vou adiar os posts com as análises dos livros no próximo mês. É que subestimei a minha capacidade de leitura e absorção de conteúdos :P.  Ah!, e por favor tirem os Harringtons da lista, é que tem ideias que são erradas, pelo que é perigoso!

Também pode gostar de

37 comentários

  1. Seja no desporto ou no seio de uma empresa é necessário fazer ajustes. Os objectivos estabelecidos inicialmente sofrem alterações a toda a hora. Traçar metas ajuda-nos a ser melhores, nunca se trabalha para ficar em 2º.

    ResponderEliminar
  2. Vai correr tudo bem ... e estarei por perto para aplaudir e evoluir! grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Boas André, sou trader profissional de apostas online,e tal como já escrevi por aqui uma vez, a nivel psicológico há muitas coisas que a minha "profissão" partilha com a tua..
    Percebo perfeitamente a tua mudança, tu és Tuga , queres avançar , n queres ser tipo aqueles japonocas que parecem robôs sem emoções sempre a fazer a mesma coisa toda a vida .. 
    Tal como no trading uma pessoa às vezes tem de "abanar" um bocado as coisas para poder dar um passo em frente. E isso é altamente estimulante, da vontade de acordar para estudar e ler e tentar evoluir o mais possível..

    Só th mesmo um bocado de medo da regulamentação do jogo em Portugal.. Mas não há que sofrer em antecipação.. 

    Força aí!

    ResponderEliminar
  4. andré.

    ponderaste que pesou muito para seres da team online o teres sido campeão de magic e o seres uma maquina de jogar torneios?

    não tens receio que com a crescente perda de liquidez que se tem sentido no poker e com o facto de ires deixar de ser uma "máquina" de volume (que era a tua trademark) que possas deixar de ser apetecível para continuares a ser da team online?

    tudo de bom.

    ResponderEliminar
  5. O ter sido campeão de magic pesou 0 na escolha para a team online, porque recebi o mail da pokerstars uns dias antes de ter ganho o campeonato :P


    O objectivo a nível de patrocínio é promover o jogo e a sala. Acho que jogando formatos onde é mais fácil seguir-me posso fazê-lo melhor.

    obrigado :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo e acho que é importante ser flexível, porque as variáveis vão mudando!

    ResponderEliminar
  7. Sempre a mesma atenção com os seguidores, de louvar clap clap clap
    Harringtons out, o que está a ser lido agora?
    Boa sorte para todas as preparações e aprendizagens, estou ansiosa que chegue à parte do cash :P

    ResponderEliminar
  8. Estou a ler o:
    Secrets of Professional Tournament Poker (Volume 1)

    Estou a gostar :)

    ResponderEliminar
  9. Boas andré, acho que nesta nova fase te vais dar muito bem!! Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  10. boa sorte André, é ENORME ;)

    ResponderEliminar
  11. Certo andré, mas nesse caso se calhar fará mais sentido a Team Pro que a Team Online, não? Alguma ideia/intenção nesse sentido? Abraço e boa sorte +1 vez

    ResponderEliminar
  12. Ola
    Em relaçao a regulamentaçao do jogo penso que so um mercado aberto (como .dk ou .be) com pools partilhadas podera funcionar de qualquer forma a unica opçao decente a medio prazo e a regulamentaçao em termos de .eu com todos os paises a partilhar a pool e idealmente esta pool partilhada com .com e os americanos/resto do mundo , tambem considero que a nivel europeu deveria existir uma associaçao (nunca ouvi falar d nenhuma) de jogadores que defenda os seus interesses
    pois infelizmente os politicos defendem os deles ou de quem lhes paga

    ResponderEliminar
  13. Muito para mudar acho eu ... jogas ainda muito em modo sit pelo que vejo.. torneios sao longos...

    ResponderEliminar
  14. Não me cabe a mim escolher.

    Abraço e obrigado!

    ResponderEliminar
  15. Muito obrigado :)

    ResponderEliminar
  16. Muito obrigado :)

    ResponderEliminar
  17. Eu não disse que isto era coisa para uma semana :P

    ResponderEliminar
  18. Boa sorte nos MTTs

    ResponderEliminar
  19. Perfeitamente compreensivel. GL nesta nova aventura :)

    ResponderEliminar
  20. Pedro Correia - double29 de julho de 2012 às 13:37

    A mim sempre me surpreendeu a tua capacidade de jogar esta variante  em que estamos sempre numa situação push-or-fold, achei sempre demasiado "chata". Creio que com MTTs e Cash Games de 100bbs vais notar a diferença no sentido de sentires mais "prazer" em jogar.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  21. Eu já sigo o teu blog e o teu jogo á algum tempo, mas acho que tens razão os hipers nunca me despertaram entusiasmo e jogo esse formato muito raramente, por isso vou acompanhar com entusiasmo a tua evolução nos MTT e no Cash, que são os meus formatos preferido, espero que tenhas muito sucesso e que os teus seguidores como eu possam tirar mais valias.

    ResponderEliminar
  22. Olá André,
    Li o teu post e fiquei surpreendido por referires os ensinamentos do Dan Harrington como perigosos.
    Eu li os 2 livros dele e fiz os exercicios do 3º livro, e notei que ajudou a evoluir o meu jogo, apesar de reconhecer que apenas jogo micro-stakes.

    Podes explicar melhor a tua ideia? Eu julgava esses livros como uns dos primeiros a ler para quem está a aprender, pelo que seria útil explicitares um pouco mais a tua opinião.

    Obrigado e boa sorte.

    Abraço

    ResponderEliminar
  23. Olá Marcao,
    No próximo mês escrevo um review dos livros.Abraço e obrigado

    ResponderEliminar
  24. Boas. Nunca pensaste em grindar S&Gs de 180? São mini torneios no fundo

    ResponderEliminar
  25. Não, isso seria claramente andar muito para trás, porque não dá para ganhar muito dinheiro nesses torneios. Os buy-ins são demasiado baixos e a possível de margem de evolução a nível financeiro é má.

    ResponderEliminar
  26. Deixaste os hypers porque eras muito fraco, vá lá, diz a verdade !!!

    ResponderEliminar
  27. ahah
    Eu contei ao Jorj95 que escreveste mal o nick dele e deixaste este comentário e ele achou piada :P

    ResponderEliminar
  28. [...] vou falar sobre a minha mais nova aventura “Pokeriana”, aprender a jogar Torneios [...]

    ResponderEliminar
  29. [...] das coisas que decidi logo, foi que  por várias razões queria mudar para Multi-Table [...]

    ResponderEliminar