$100K Dia 1

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Para este desafio, vou-me tentar abrir um pouco mais na escrita e partilhar os altos e baixos do desafio a vários níveis. Se puderem deixem por favor um comentário com a vossa opinião sobre o post para eu saber o que gostam e não gostam!

Hoje foi um dia bastante difícil, porque eu ainda estou um pouco debilitado de uma intoxicação alimentar que tive há uns dias e tinha tanta coisa planeada para hoje...:


Foi escrever posts, tratar de vídeos, responder às perguntas dos meus seguidores e ainda jogar.

Eu queria ter feito algumas coisas noutros dias, mas com a viagem às Bahamas e alguns atrasos simplesmente não consegui :(

Definitivamente um dia difícil, mas..., embora esteja exausto, gostei bastante do que fiz hoje!

Voltar às mesas da PokerStars e jogar um jogo diferente foi bastante interessante e divertido.  Também tenho que agradecer a todos os que me seguiram nas mesas e no facebook, já que tornam o meu trabalho bastante menos solitário e mais agradável!

Agora falando sobre o que aconteceu a nível do desafio...

Estratégia

Ontem tive 2 horas de coaching com um especialista em torneios de 180 jogadores. De uma forma geral a estratégia que falámos envolve jogar poucas mãos, mas fortes nos primeiros níveis, e mais mãos nas últimas posições nos níveis mais à frente, tentando explorar as tendência dos outros jogadores. A ideia que me passou foi a de ser bom jogar mais com raises com stacks superiores a 12 Big Blinds e evitar ir all-in, a menos que seja claramente a melhor jogada, de modo a diminuir a variância e sobreviver para chegar a mais situações favoráveis.

Foi isto que tentei aplicar hoje!

Abrir as mesas...

Inicialmente queria abrir as mesas de forma contínua, ou seja quando uma acaba, abro a próxima, mas rapidamente apercebi-me que nem de perto nem de longe tenho o jogo interiorizado o suficiente para conseguir estar a jogar várias níveis diferentes de forma eficiente. Então acabei por mudar de estratégia e passei a abrir 16 mesas e não abrir mais enquanto essas não acabassem. Isto tem a desvantagem de ter que estar um bocado à espera que as mesas encham, mas nesta altura acho que é o melhor.

Gestão de banca

Hoje joguei fundamentalmente torneios de $1 com 90 jogadores e acabei por perder cerca de $30, o que equivale a 30% da banca!



 

O resultado por si não quer dizer muito, já que é um jogo com bastante variância, mas senti que havia imensas situações em que eu não sabia qual era a jogada correcta.

Se quero mesmo realizar este desafio com sucesso, vou ter que estudar muito e melhorar imenso, porque a verdade é que neste momento eu sou bastante mau em MTTs.

Como este jogo tem bastante variância e eu não confio em mim para ser um jogador vencedor nestes torneios já nos próximos dias, decidi baixar de stakes e jogar torneios de $0.25 com 45 jogadores. Acho que me vai dar uma maior margem de manobra!

Houve quem perguntasse o que é que eu ia fazer se ficasse sem dinheiro na conta, se podia ou não fazer outro depósito... A resposta é Não, não posso, se acontecer ficar sem dinheiro na conta, vou ter que jogar freerolls para continuar o desafio!

Parte emocional

Hoje à medida que fui jogando, fui-me apercebendo de dúvidas que tinha em relação a várias jogadas e daquilo que tenho que aprender.

Sinto que uma parte muito importante destes torneios é o Heads-Up e dominar bem o jogo dos 2 jogadores até às 20Big Blinds acho que é fundamental para ter grandes resultados, porque a maior parte do dinheiro é decidida aí!

Para além dos HUs, acho que em geral saber jogar com menos de 20 Big Blinds várias situações diferentes pré-flop e em alguns casos pós-flop é a 2ª coisa mais importante.

Mas só estes dois tópicos já são tão complicados de estudar, há tantas possibilidades  Por um lado sinto-me um pouco assustado com as dúvidas que tenho agora e tudo o que tenho de estudar nos próximos meses para melhorar neste jogo. Mas, ao mesmo tempo..., esse é um dos factores que torna o desafio apelativo para mim, o poder aprender algo novo e diferente...

Acho que o importante é tentar não pensar muito no que se está a passar e tentar concentrar-me no que tenho que fazer para melhorar e passo-a-passo ir melhorando, caso contrário é simplesmente... demais!

Também pode gostar de

19 comentários

  1. Para primeiro dia e sendo este de adaptação ao jogo é normal ir um bocado down. Mas parece que focaste dois aspectos bem importantes a ter em conta, mais a gestão de banca.

    Que amanhã seja um dia positivo :)

    Já agora que vais ler ? assim também aproveitava.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Excelente análise... Realmente a grande dificuldade é a variância nestes níveis e o facto de mais donks pagarem com any two e bater para eles...
    A gestão de banca aqui será quase mais importante que as mãos que devemos ou não jogar...
    Quanto ao estudo e à estratégia seria realmente interessante partilhares o estudo que vais fazer, o que vais ler e o que vais alterando no teu jogo, para que os teus seguidores (como eu) percebam como se prepara um profissional de poker para evoluir o seu jogo.


    Fico à espera e boas mãos :)


    Força, tu mais do que ninguém consegues :)

    ResponderEliminar
  3. Estive a seguir-te durante grande parte do tempo em que jogaste neste primeiro dia e uma das coisas que notei foram as tendências que ainda tens dos hypers. Nos hypers a variância era menos e sempre que perdias um torneio abrias outra mesa e seguias. No caso dos MTT deves valorizar um pouco mais a tua sobrevivência no torneio e não te expor tanto com all-ins, principalmente com mãos mais especulativas e mesmo fracas e explorar um pouco mais o simples re-raise quando sentires essa vontade de ir all-in, que seria a jogada correcta nos hypers. Foldar depois de entrar no pot também não é vergonha =P outro conselho que deixo mas que já fica ao teu critério é uma eventual redução do número de mesas, para 12 ou talvez menos, já que penso que 16 para alguém que se está a adaptar e que tem tantas dúvidas sobre quais as decisões correctas a tomar, tal como tu próprio admitiste, seja um pouco exagerado. Reduzindo o número de mesas tens um pouco mais de tempo para pensar nas acções e podes concentrar-te melhor em cada uma das mesas. Penso que seja mais fácil progredir dessa forma e acrescentar mesas à medida que te sentires mais confortável.
    Seria bom se pudesses actualizar o blog todos os dias, partilhando o estudo que estás a fazer e apresentando algumas alterações que faças ao teu jogo. Isso poderia ajudar alguns de nós a encontrar também leaks no nosso jogo e poderíamos melhorar juntamente contigo.
    Bom estudo e boa sorte para o dia de amanhã :)

    ResponderEliminar
  4. Bom dia André!
    Antes de mais boa sorte para o dia de hoje. Realmente também te estive a acompanhar um pouco e se calhar a tua estratégia ainda não é a mais correcta neste formato, mas lá chegará. Penso que escreveste bem em cima mas depois não concretizaste completamente nas mesas :)

    Acerca do post e dos futuros posts... Excelente. Escreve tudo o que te vai na cabeça, perguntas coisas e parece-me que todos temos o gosto de comentar e ler o que escreves do teu trabalho diário.

    Nesses 45man de 0,25 vais ter mais tempo para pensar e mais tempo para jogar. Apesar de não serem turbos (o que para mim já é um turn-off) podes ter resultados muito bons lá e pensares melhor depois nas estratégias para os turbo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu vou tentar partilhar o máximo possível através do blog e do facebook!

    Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Acho que tens razão!
    Relativamente ao blog, a ideia é actualizar diáriamente :)

    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Ainda não sei bem o que vou fazer, mas eu depois conto no blog o que fiz e se me quiseres seguir um pouco mais "em directo" podes ver os updates na página do facebook!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Há muita gente a dizer-me que é melhor jogar os turbos de $0.5, pelo que ainda não decidi se vou jogar esses ou os regular de $0.25

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Boa sorte André, Eu não sou ninguem para te dar conselhos, mas neste tipo de sits&go tenho alguma experiencia e até um ROI Postivo :p, apesar de já ter deixado de jogar este tipo de sits, pois se abrir mais de 4 mesas o meu ROI vem por ai abaixo, sendo para mim o nº ideal de mesas abertas são 3. e para tentar construir banca é dificil, o tempo despendido é muito e uma pessoa acaba-se por cansar, pois o crescimento da banca é muito lento.

    O que eu te aconselho é não te meteres nos turbos com muitos jogadores, os unicos lugares que te interessam são os 3 primeiros e são 45 jogadores a bater. eu ia para os regulares e de 0,25 e pensaria tambem nos de 90 jogadores. penso que os de 90 são muito mais EV do que os de 45. uma parte boa é que nos 45 o itm são os ultimos 7 enquanto os 90 são os ultimos 12, parece que não mas existe uma fase critica que é a parte quando te aproximas do buble da final table. Como disse anteriormente os unicos lugares que interessam são os 3 primeiros, mas se conseguires mais itms tens um downswing menor ;)...

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Joao!

    ResponderEliminar
  11. Sinceramente, preferia os 0,25 em vez dos turbos. Não sou ninguém para te aconselhar mas pela estrutura deles terás mais tempo para pensares nas tuas acções e mais tempo para aplicares o que realmente sabes. Nos turbo o pessoal maníaco tens que multiplicar x2 e depois x2 por estar a jogar contra um Team Pokerstars.
    Como a sessão ontem nos 90man não te correu muito bem e estiveste com algumas leaks (devido a jogares hypers tanto tempo) penso que te ires meter nos 45man turbo é quase mais do mesmo apesar da variância ser um pouco menor.

    Eu preferia então abrir, por exemplo, o dobro das mesas mas ficar pelos 0,25.
    De qualquer das formas que a sessão te corra bem!
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. o meu conselho em relaçao aos limites baixos em 45 man turbo de 0.50 e 1.50 (onde ganhei mais $ com cerca de 15% roi) embora a amostra de torneios nao seja grande (cerca de 2000) e msm restringir as maos as melhores possiveis fora de posiçao pois existem mts donks com calls tipo 9 4 os entre outras o k a longo prazo. vais apanhar tb mts multi pots em que tens de ler mt bem a board. a melhor hora na minha opiniao e a partir das 16 (onde entram os russos carregados de $ para nos dar).
    Sao os meus 50 cents de "conselho" :S mas o pro aqui es tu :D

    ResponderEliminar
  13. nao achas que seria melhor ou mais facil jogaras sits apenas de uma mesa(por ex. 6 máx)? assim a variância seria menor, não?

    ResponderEliminar
  14. O desafio é só em MTTs

    ResponderEliminar
  15. ah pois :) então desejo muito boa sorte :D

    ResponderEliminar
  16. Acho que isto é muito bom para ti, obviamente, mas também para quem te segue se sentir motivado para fazer um challenge, dentro das suas possibilidades. Ter a oportunidade de seguir diarimente nas mesas e aqui no blog o progresso de um jogador de Top Mundial é excelente.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  17. parabens pelo sucesso.
    qual o software que usas para ter a informação das BB ?

    ResponderEliminar

Posts Populares