$100K Dia 26

quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Ontem tinha algum material para estudar que o Andrew Brokos me deu para preparar a próxima sessão de coaching.


Para ver o vídeo é possível que tenham que criar conta no site, mas o resto do material é gratuito e de livre acesso.

Depois de ler este conteúdo, percebi que tinha que acrescentar algumas estatísticas ao meu HUD e mudar algumas de sítio. Fiquei muito fã de ter o "%Steal" logo a seguir ao "PFR"!

Nos próximos dias vou mudar o meu HUD e quando eu tiver algo mais definitivo, eu digo-vos como ficou.

Também queria começar a estudar um pouco mais a fundo o jogo das 20 Big Blinds ou menos.

É algo que eu ainda não tinha pegado muito desde o inicio do desafio e que com o que me lembrava do push/fold dos hyper-turbos mais um pouco de soluções de equilibrium fui desenrascando, mas já estava na altura de começar a estudar isto mais a fundo!



Como queria modelar várias situações diferentes, precisava de encontrar uma forma de as indexar para facilitar o estudo.

Comecei por comparar situações com o mesmo M, mas com antes e sem antes.

Efectivamente se o outro jogador for all-in os ranges de call em função do M são muito semelhantes com antes ou sem antes. Isto acontece porque a percentagem da stack que está no meio como "dead money" é igual em ambos os casos.

Onde o M se torna menos útil, é em situações de 3-bets, porque a % da stack que o raise representa pode ser bastante diferente mesmo com Ms iguais. Basta pensarmos que numa situação sem antes e com o mesmo M vamos estar com mais Big Blinds do que a mesma situação com o mesmo M com antes, mas o valor dos raises vai ser semelhante.

Depois de pensar um pouco no problema, cheguei à conclusão que a melhor forma de estudar isto, será em função das odds.

Vou começar pelas situações onde o outro jogador vai all-in. Aí se por exemplo houver 20% da stack efectiva já no pot, as odds que vamos ter vão ser algo do género 1.2-1. Se houver 30% vão ser 1.3-1, etc.

Aí para saber quando dar call ao all-in é uma questão de calcular uma função das odds com o range com que estimo o outro jogador ir all-in.

Depois é uma questão de reduzirmos o nosso range de call em função da exposição a calls dos jogadores que faltam falar. Já que cada um desses jogador representa a possibilidade de um call/all-in depois de nós com uma mão mais forte.

Acho que isto com algum tempo de estudo e memorização dá para ficar sólido.

Depois começa a parte mais interessante!

Eu acho que dos calls a all-ins dá para passar ao estudo dos 3-bet all-ins vs raise. Eu ontem estive só a ver por alto, mas o que se verifica é que com stacks pequenas o range com que podemos fazer 3-bet all-in contra um jogador que fez raise só aumenta à medida que temos mais fold equity, isto é, quanto mais ele faz fold contra o nosso all-in, mais mãos podemos ir all-in.

O contrário passa-se com stacks grandes e é fácil pensarmos que com 100 Big Blinds, se um jogador faz mini-raise com qualquer mão, não podemos ir all-in para cima dele com o range que seria rentável ali pagar um all-in contra qualquer mão. Seria suicida!!!

Há portanto ali um ponto em que menos deep o aumentar da fold equity comparativamente ao call a all-in directo permite-nos ir all-ins com mais mãos e mais deep com menos.

Isto é uma das coisas que quero estudar a seguir...

Nestas primeiras semanas consegui encontrar os  cantos do puzzle e juntar a parte de fora, mas agora é que vou começar a preencher o puzzle por dentro!

Também pode gostar de

24 comentários

  1. Hey acoimbra! I do not understand everything but I like your blog. I like how you try to solve the game completely. Very adorable challenge! Did you do any prob bets? Good luck! Kind regards, lFreezer

    ResponderEliminar
  2. excelente post André! Força aí!

    ResponderEliminar
  3. Foi o teu primeiro post em que fiquei apanhar papeis; a partir da agora é que vou começar a notar a ausência de conhecimentos mais profundos do jogo, pois falta-me tempo para o estudo... :(

    ResponderEliminar
  4. Se me disseres o que não entendeste, talvez te possa explicar e ser mais explicito em posts futuros! Para além disso, pode haver mais pessoas com as mesmas questões que vão ver a minha reposta e podem ficar esclarecidos também :)

    ResponderEliminar
  5. Thanks!
    Something tells me that u have a somewhat similar aproach though... :P
    I also blog in english at acoimbra.com! Sometimes I'm a post behind there, but most of the times you get the same content.

    Whenever you have some free time PM on msn so that we go for a coffee!

    ResponderEliminar
  6. Por onde começar?...

    Para já, tenho uma licença do HM2 que já instalei mas não consigo configurar devidamente, pois custa-me a entrar naquela linguagem específica - por isso e como não uso nenhum HUD de apoio, quando falas sobre estatísticas, para mim é quase chinês. Algum material que me possas recomendar sobre como perceber o HM?


    Depois, o que é o "M" que referes no teu post?



    Claro que a "culpa" não é tua, como dizes agora vais começar a preencher o puzzle por dentro e é natural que seja mais dificil que quem te segue e não esteja no mesmo patamar de estudo, te consiga perceber claramente.


    Boa sorte rumo aos 100K, mesmo que não vá percebendo tudo que colocas aqui e no facebook, o que já fui aprendendo vale por muito! Obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Olá José,

    Relativamente ao M, podes ler a minha explicação neste post: http://acoimbra.pt/2013/02/100k-dia-21/

    Em relação ao HM, sugiro que vás ao youtube ver tutoriais! Há imenso material :)

    ResponderEliminar
  8. André li num post teu sobre satélites que falas-te em fazer unregisted (salvo erro) podes explicar o que isso é ?
    É que já ganhei uma vez uma satélite e depois pensava que era so o bilhete mas tinha de pagar buy in , como se faz isso do unregisted ?


    cumprimentos .

    ResponderEliminar
  9. andre. sou brasileiro e tenho te acompanhado nesse desafio. o que achas da mudança do pokerstars no numeros de jogadores premiados nos sit e go de 180 players? abraço

    ResponderEliminar
  10. Penso que por um lado vai diminuir o ROI dos regulares, mas por outro vai permitir haver mais jogos, já que os jogadores recreativos vão ter o buy-in de volta mais vezes.

    ResponderEliminar
  11. Em alguns satélites ganhas a entrada e é possível desregistar do torneio. Nesses é uma questão de abrires o torneio para o qual ganhaste entrada e fazeres unregister, ficando com o valor do buy-in em t$.

    Noutros ganhas bilhete e podes fazer unregister, mas ficas com o bilhete e não com o dinheiro. E ainda há os que não é possível fazer unrgegister.

    ResponderEliminar
  12. considera isso então ruim para o teu desafio? pode se considerar -EV?

    ResponderEliminar
  13. Man que odds são aquelas que estão abaixo do options, e qual programa vc usa pra colocar ela?

    ResponderEliminar
  14. Lembraste da tabela que continha o M,posições e %, essa tabela é
    muito interessante mas tenho uma duvida, utilizamos essa tabela para dar call a um all in? ou apenas utilizamos quando ainda ninguém entrou em jogo?faço está pergunta porque muitas vezes estou na big blind e a SB/CO vão all in uma grande parte das vezes e gostaria de saber se existe uma tabela.agradeço resposta.

    boa sorte para o resto do objectivo!

    cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. andré estarias disposto a postar aqui o teu ficheiro xml das configs do hud no hm?

    ResponderEliminar
  16. andré estarias disposto a postar aqui o teu ficheiro xml das configs do hud no hm?

    ResponderEliminar
  17. O que muda no teu jogo depois do ITM em relação a tabela nash?

    ResponderEliminar
  18. Boas . Será que alguém me poderia emprestar 0.10 ou 0.50$ para jogar agora . Amanhã já pago .


    Obrigado desde já .

    ResponderEliminar
  19. Acho que não estão muito diferentes do default

    ResponderEliminar
  20. Depois é preciso ajustar em função da situação.

    ResponderEliminar
  21. Eu uso Holdemmanager 2, mas nunca olho para essas odds.

    ResponderEliminar
  22. Acho que se equilibra.

    ResponderEliminar
  23. A tabela que eu meti é só para irmos all-in quando todos fizeram fold até à nossa vez de falar.
    Sim, existem tabelas para calls no kill everyone!

    ResponderEliminar

Posts Populares