$100K Dia 111

Perguntas e Respostas

Ontem tinha perguntado qual achavam que era o range para esta situação:  66 vs 3-bet shove 20bb deep.



Tive imensas respostas e agradeço a todos os que responderam tanto na minha página do facebook como no twitter!

A resposta que teve mais sentido para mim foi esta:


Em relação à mão de ontem do AA vs QdQs:

Perguntaram-me porque é que eu faço raise no turn quando já há possibilidades de fullhouse, flush e sequência.

Eu acho que aquela segunda donk-bet mínima representa fundamentalmente um range de mãos que querem uma carta barata ou querem desesperadamente chegar ao showdown e eu com o meu AA estou à frente desse range. Claro que se ele no turn for all-in tenho que reconsiderar a minha situação e aí se calhar só dou call com KK/AA quando tiver o Ac ou o Kc, que aí é mais difícil ele ter um flush e se ele tiver trio ou flush ainda tenho uns 25% de equity.



Ainda pensei um bocado na situação ontem e acho que a melhor forma de manter o meu range equilibrado naquele river é no turn fazer o mesmo com AcKx e KcAx, que aí tenho 6 combinações no turn que são semi-bluffs para 13 de valor (AA, KK, AcKc), sendo que a minha jogada por defeito com essas mãos era provavelmente fazer call e ver se acertava no river.

É importante manter o range "algo wide" para tornar a vida dos adversários mais difícil!

No post anterior tinha-me esquecido de mencionar o AcKc que é uma mão que vai estar no meu range de chegar ao river daquela forma e é mais uma mão com que vou dar call.

Estratégia

Quero falar-vos de uma mão que me aconteceu ontem no Big 33.

O adversário já tinha em algumas situações anteriores mostrado agressividade excessiva com mãos medianas, alguns bluffs e jogava com muitas mãos que eram lixo (Q2 e assim).

Pré-flop

[Kd Js]

Fizeram todos fold até mim e na Sb fiz raise de 2.5 Big Blinds.



Flop

Jc 2h 6d



No flop quis fazer a c-bet, achando que ele ia fazer-me raise com pior (já o tinha visto a fazer isso antes).



Ele dá raise e eu não quero que ele desista do range de bluffs dele, sendo que dou call para o incentivar a continuar no turn.

Turn



O 2 no turn não muda muito.

Embora seja possível ele ter um 2x, na maior parte das vezes vai ter outras mãos, já que há menos combinações de 2x do que do resto.



O plano é fazer outro check/call.

River



Fiz check porque não havia outra jogada possível da minha parte e ele vai all-in



Foi nesta altura que deixei de conseguir raciocinar...

Vou tentar descrever o que se passou na minha cabeça:

O relógio está a contar, o time bank que pode ser vital para mais tarde a ir-se embora e tenho que tomar uma decisão.

"O plano era deixá-lo bluffar ou apostar para valor com pior, mas o A é uma má carta, que faço agora?"

tic tac tic tac

"Ele é mau, ele não sabe o que está a fazer com as mãos dele, deve estar a apostar com pior."

Call.



Pós-River



Voltando agora à mão. Eu acho que joguei de forma bastante racional no flop e no turn e voltava a fazer a mesma jogada.

No river devia ter pensado:

  • "Se ele tiver JQ-J3 ele deve fazer check no river, já que a board ficou super scary e ele vai achar que tem showdown value"

  • "Os draws acertaram todos: 34 é sequência e se ele ficou com um flush draw no turn passou a flush"

  • "Se ele tinha Ace high passou a ter top pair e ele é capaz de fazer uma thin value bet com isso porque não sabe bem o valor das mãos. A5 também é possível"

  • "Só posso ganhar se ele tiver uma mão completamente sem nexo"

  • Só preciso de ganhar 25% das vezes com as odds que tenho, mas acho que não vou ganhar tão frequentemente.


FOLD

Infelizmente quando bateu o A, que curiosamente era a melhor carta para mim já que me permitia fazer um fold claro numa situação onde estava atrás, as minhas emoções tomaram controlo e não consegui aplicar a minha forma racional de analisar mãos.

Isto já vos aconteceu?

No The Mental game of Poker o Jared Tendler fala sobre este problema e como lidar com ele.

The Mental Game of Poker: Proven Strategies for Improving Tilt Control, Confidence, Motivation, Coping with Variance, and More

Pode não parecer uma coisa muito séria, mas honestamente acho que é o que está a deixar-me para trás.

Vou investigar mais sobre o assunto no livro e ver o que posso fazer para melhorar isto.

Gestão de Banca



A banca continua a descer, mas eu sinto que estou a trabalhar diariamente no meu jogo e a melhorar.

Eventualmente acho que algum torneio vai correr bem e vou ter um salto na banca.

Fitness

Ontem quis tentar correr os 10KM, então fui devagarinho e demorei 1 hora e 4 minutos, mas não custou muito.



Nas próximas semanas acho que vou fazer um treino de distância por semana e começar com treinos intervalados para trabalhar a velocidade.

Com a dieta e o exercício já perdi 2KG este mês, o que é excelente!

Posts

Eu tenho estado a demorar cerca de hora e meia a escrever cada post, mais meia hora a traduzi-los.

Isto são duas horas de trabalho extra para além de jogar, estudar e tentar responder a todos os que me deixam perguntas/comentários.

Todo o meu conteúdo tem sido gratuito e vai continuar assim até ao final do ano, mas se gostarem peço-vos por favor para partilharem nas redes sociais ou pelo menos meter um like que isso para mim é importante.

12 comentários:

  1. O conteúdo é excelente mas não deixes que o trabalho e tempo necessário para a sua realização interfira com o teu projeto principal ... o estudo e grind para os 100k são o mais importante.

    ResponderEliminar
  2. por vezes deixa-mo nos levar pelas emoções e saber controla las é um enorme desafio (se calhar maior do que aquele que tens em mãos), provavelmente nessa jogada iria fazer o mesmo que tu fizeste e ficar com aquele melão que nós não gostamos nada mas continuo a achar que é preferível jogar bem, perder e aprender (acabaremos sempre por vir a ganhar) do que jogar mal e por vezes ganhar mas não chegamos a aprender quase nada.
    continua o bom trabalho e boa sorte no desafio ;)

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde. O conteúdo é bastante interessante e a maneira como te dás a entender é muito simples. Importante para quem te segue entender melhor os detalhes de que é feito o Poker. Espero sinceramente que a tua banca cresça, porque tanto empenho e esforço da tua parte merece ser recompensado. Achei o teu raciocínio muito inteligente e compreendo o porque de não largares a mão após re-raise no flop ( Não sei se era uma jogada habitual da parte dele ). Não te passou pela cabeça ele ter flopado 2 pares ? Segundo o que que li J2, J5 podia entrar perfeitamente no range de mãos dele. O que me surpreende é que achou que não foi fish quando não 3-betou a tua bet. A tua análise foi forte, mas sinceramente eu acho que tinha foldado o turn.

    ResponderEliminar
  4. André, gostei muito a forma como explicaste essa tua situação no 33d com kj, acredita que isso acontece com frequência a vários jogadores, quando vemos que um determinado jogador joga de forma loose por vezes deixamos de pensar racionalmente, e em vez de analisar mus a mão com normalidade e racionalidade, deixamo nos levar pelo feeling e tomamos a nossa decisão baseado no que vimos o jogador a fazer nas mãos anteriores, mas o que acontece nessas situações é que esses tais jogadores looses muitas das vezes não são tao looses como a gente pensa, e normalmente fazem isso ao principio para a gente pensar "ora bem este gaju anda armado em maluco" e assim ganham bigs pots quando acontece essas situações em que um uma pessoa não acredita neles e afinal eles estão realmente fortes. Acho que é uma estratégia que tem muito que se lhe diga, mas cada um sabe de si, eu apenas tenho 22 anos e comecei a jogar á 3. Ainda tenho muito que aprender, e é quando vejo com pessoas como tu que me dá ainda mais vontade de continuar. Tens dado muitas lições e muitas ajudas sem receber nada em troca, e isso mostra muita humildade da tua parte. continua o bom trabalho que tens feito, e sinceramente desejo te tudo de bom. abraço

    ResponderEliminar
  5. Nao consigo asseder ao teu face podes meter o link sff
    Agradecido (:

    ResponderEliminar
  6. André Brito Coimbra20 de julho de 2013 às 20:54

    Obrigado Bruno e boa sorte!

    ResponderEliminar
  7. André Brito Coimbra20 de julho de 2013 às 20:54

    https://www.facebook.com/AndreCoimbraPt?ref=hl

    ResponderEliminar
  8. André Brito Coimbra20 de julho de 2013 às 20:57

    Ambos são importantes, mas agradeço o teu comentário Pedro!

    ResponderEliminar
  9. André Brito Coimbra20 de julho de 2013 às 20:57

    Obrigado Vitor!

    ResponderEliminar
  10. André Brito Coimbra20 de julho de 2013 às 20:57

    Obrigado Duarte!
    No turn ainda estamos bué à frente do range dele!!! é que é luta de blinds e ele não folda quase nada pré-flop, então normalmente não vai ter grande coisa no flop

    ResponderEliminar
  11. Vinícius Costa Collaço21 de julho de 2013 às 15:28

    Essa situação de cometer um grande erro no pós flop seguindo uma linha lógica que acaba terminando em uma ação não lógica ou precitada já me aconteceu algumas vezes também.

    O pior é que depois é que se percebe-se o qual ruim foi a jogada, muitas vezes essas situações me fazem entrar em tilt afetando o resto da sessão, acredito que consegui controlar essas situações é fundamental.

    Boa sorte com o desafio,vamooo rumos aos 100k

    ResponderEliminar
  12. André obrigado pelas discussões, videos, explicações etc etc, sem elas sei que não conseguiria tão cedo um resultado destes:

    http://prntscr.com/1gzuh0



    Abraço e continua assim!

    ResponderEliminar