Balanço de Abril

domingo, maio 04, 2014

acoimbra_abril

Terminei o Balanço de Março a dizer:

"Agora em Abril e Maio vou “dar o litro” e meter  um volume grande para compensar a falta de VPPs do primeiro trimestre do ano."

Foi o que fiz!

Vamos então aos números...

Torneios


Já tinha avisado no balanço anterior que depois de 3 meses a meter um volume mínimo em torneios e a ganhar dinheiro, era uma questão de tempo até ter um mês com perdas moderadas e foi o que aconteceu em Abril.


mtts-abril2014


O único resultado de algum relevo foi uma mesa final num torneio de $82 hyper-turbo com 158 jogadores onde fiquei em 5º.


82hyperFT26-04-2014





Hypers

hypersAbril2014

Nos hypers aumentei o meu volume em cerca de 53% em comparação com Março e o meu buy-in médio em cerca de 48%.

Isto representa uma expansão tanto na vertical como na horizontal e com resultados positivos, o que é bastante difícil de se fazer!

Com um lucro de $4182 mais  $20818 de Recompensas Estelares VIPBónus de Recompensas VIP e Créditos Cash Milestone foi o mês do ano mais rentável até agora!

Deixo-vos também o gráfico mensal dos hypers:

SharkScopeChart (3)

No início do mês estava a jogar bem e quando acrescentei os $357s ao meu grind correu bastante bem.

Depois acrescentei os $714s para dar um "shot". Tentei sempre jogar jogos onde havia 3-4 jogadores não-regulares, mas não deu para meter grande volume e os resultados foram fracos. Cada vez que perdia um desses sits sentia que me afectava psicologicamente e acabava por dormir um pouco pior, pelo que acabei por deixar de os jogar.

Quando jogo sits mais baixos e levo uma bad-beat numa situação onde sei que estou a ganhar dinheiro pois o adversário cometeu um erro, eu fico contente, mas nos $714s não consegui esse estado de espírito porque como foi um shot acabo por estar dependente de ter bons resultados neles para os continuar a jogar.

Outro problema dos $714s é que só os posso jogar durante os COOPs, já que a PokerStars não tem nenhum torneio regular de $2100 no calendário semanal. Então não sei quanto tempo vou demorar a jogar 20k jogos. Será que vale mesmo a pena jogar sabendo que provavelmente não vou conseguir meter um volume suficiente para ter resultados consistentes?

Se calhar posso arranjar uma equação onde tenha sentido jogá-los, talvez jogos super soft onde se perder alguns buy-ins não tenha grande impacto na banca, mas estamos a falar de tipo jogos com 2-3 jogadores não-regulares e pelo menos 200 buy-ins ou seja uma banca de $142K, o que provavelmente não será ainda este ano. Isto porque se os jogos forem mais fáceis o meu Retorno em cada jogo é maior e com ROIs maiores os downswings acabam por ser menos severos.

Penso que vou continuar a jogar regularmente os $357 até ao final do ano, já que estão disponíveis todas as Segundas Terças e durante os outros dias durante os COOPs. Isto permite-me meter um volume razoável no período de um ano e provavelmente um volume onde consigo ter resultados previsíveis no período de um ou dois anos. No entanto, vou ser selectivo em relação aos torneios onde me sento e não jogar hypers onde não tenha pelo menos um jogador que sei que não estudou a sério o formato e de preferência dois.

VPPs

vpps-01-05-2014

A nível de VPPs foi um excelente mês e deu para finalmente estar no ritmo dos pontos necessários para atingir Supernova Elite este ano.

Acabei por fazer mais do dobro dos pontos que fiz em Março, pelo que dá para sentir aqui o esforço que fiz em Abril a nível de grind!

Estilo de vida

Durante Abril cortei um bocado na corrida, estudei um pouco menos que nos meses anteriores e meti muito volume para tentar apanhar o "ritmo de Supernova Elite".

No meu post sobre a meia-maratona tinha escrito que me sinto mais saudável e melhor quando corro regularmente e o oposto é verdade quando não o faço.
No meu artigo sobre 5 Lições dos 5 Milhões de VPPs tinha escrito que quando não me apetece jogar poker é porque não estou a estudar o suficiente.


Imaginem não correr, não estudar muito e alergias de Primavera à mistura...!


Sabem..., por um lado eu estou super contente com os meus resultados este ano! Em Março deu para fazer cash-out da banca inicial de 2014 (uns 300 buy-ins para os $74s) e jogar apenas com o lucro que tinha conseguido até aí. Em Abril a banca também cresceu imenso e sinto que ainda consigo ganhar bastante dinheiro a jogar um jogo onde se joga maioritariamente com 10 Big Blinds e cada jogo não demora mais de 10 minutos.


É brutal!


Mas, por outro lado, em Abril fiquei completamente farto do grind, sinto que estas "maratonas" de VPPs cada vez custam mais e a minha vontade de jogar Poker diminui substancialmente quando as faço.


Em Maio penso que é possível atingir os 500K VPPs anuais, mas o meu foco vai ser em jogar bem, jogar quando realmente vale a pena e ter uma vida o mais equilibrada possível, porque se continuasse com o ritmo de Abril acho que ia ficar queimado ainda mais rapidamente e para além de me sentir mal, os resultados iam piorar e eu ia querer deixar de jogar isto.


SCOOP


O SCOOP começa hoje e vou jogar a maior parte dos Turbos que houver e o main event de $1K.



Eu acho que sou ganhador nos torneios de low, mid-stakes e alguns de stakes mais altos com muitos jogadores recreativos, mas não gosto de jogar torneios muito longos, porque fico com os horários alterados e para além de me sentir pior, acabo por perder consistência nos meus jogos regulares.



A razão para jogar os Turbos é porque encaixam muito melhor o meu horário e sinto-me melhor a jogar estes torneios.


Também vou ser o anfitrião dos torneios 03 e 06, portanto se fizerem mesa final nesses torneios vou estar lá para vos desejar boa sorte! :)


Deixem por favor um comentário no facebook  com a vossa opinião sobre o post e o que foi escrito aqui ou apenas "Eu LI!" :)


O vosso feedback é fundamental para eu poder escrever posts de qualidade para vocês!

Também pode gostar de

40 comentários

  1. ola andre, excelente volume, e muito bons ganhos em recompensas ps.
    Em termos de seleçao de mesa, nao era mais facil jogares mesas, 74s, 148s, pois sendo mais facil, os teus ganhos seriam melhores talvez, sem falar em recompensas que seriam mais baixas claro.
    abç

    ResponderEliminar
  2. vai, tou te a railar para cravares as scoop m hj, vamo qi vamo

    ResponderEliminar
  3. Parabens acoimbra de fato o Sr. é um jogador excepcional. Bom seria se boa parte dos proplayer contribuisse desse geito.

    Agora a falar do seu desafio do ano anterior, confesso que funciona o problema é manter o controle de bank muitas vezes o dinheiro sobe a cabeça e queremos ganhar mais e mais diariamente e isso é prejudicial, como acompanhei cada passo que você deu desdo inicio percebi que o Sr. não comemteu tal erro...contudo deixo aqui meu respeito e admirição pelo seu jogo e por sua pessoa.

    Paz;

    ResponderEliminar
  4. o que eu nao dava para ter um conversa consigo sobre poker para ver os meus erros e melhor o meus ganhos

    ResponderEliminar
  5. Força André e continua com esses resultados e com os Post ;D
    Tenho aocmpanhado sempre os teus posts e resultados e devo confessar que tens sido sempre uma inspiração a melhorar o meu jogo. Grande abraço e boa sorte nas mesas.

    ResponderEliminar
  6. Boa André. Isto é o resultado de imensa dedicação, sabe quem te acompanha, em leitura. Mereceste, assim como a Katerina com o achievement deste ano. Obrigada pela inspiração. Espero um dia poder dizer que tens um casal a "competir" convosco, de uma forma saudável.

    Parabéns. Eu li e vou continuar a ler! ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá André,

    Todos os teus posts descrevem um ou outro momento que os jogadores, regulares e não regulares, atravessam.



    Neste caso gostei especialmente da parte em que sobes de nível e dás um shot nos $714s. É exatamente isso que se passa. Damos um shot e quando perdemos afeta-nos psicologicamente e andamos o dia todo pensar nisso.
    Mas quanto a mim só deverias deixar de jogar se achares que não os consegues bater, pois no final o mais importante é fazer uma analise do teu jogo e saber se tomaste as boas decisões ou se tiveste azar.


    Eu penso que és jogador para bater esses níveis, jogas esse formato à imenso tempo, poucos são os regulares com a tua experiência. O que te está a faltar é confiança no teu jogo por teres tido uma enorme downwin em 2012 nesses niveis.


    Boa Sorte nas mesas

    ResponderEliminar
  8. Boa André. Achei que com o fim do desafio do 100K, você deixaria de postar teus resultados, já que é um assunto muito particular e ninguem gosta de torná-los público, ainda mais um profissional, e , no entanto, está você atualizando mês a mês. Parabéns pela iniciativa, pois é muito interessante saber como é a rotina de um profissional nesses limites mais altos.


    Continue com o sucesso.

    ResponderEliminar
  9. Acompanhei o desafio 100K e com os seus posts acabo por continuar a jogo de um jogador profissional, o que é sempre motivante!! Bons jogos:)

    ResponderEliminar
  10. Importante saber que o estilo de vida influencia muito a nossa motivação, vou anotar isso. Bom post! Continua assim campeão

    ResponderEliminar
  11. André Brito Coimbra9 de maio de 2014 às 10:40

    Obrigado Rodrigo!

    ResponderEliminar
  12. André Brito Coimbra9 de maio de 2014 às 10:42

    Obrigado Ricardo e que venham muitos resultados!

    ResponderEliminar
  13. André Brito Coimbra9 de maio de 2014 às 10:42

    Obrigado Sara e desejo-vos a melhor sorte para vocês! :)

    ResponderEliminar
  14. André Brito Coimbra9 de maio de 2014 às 10:42

    Olá Hugo,

    Eu sou bom o suficiente para bater os $714s desde que tenham alguns jogadores menos bons, mas não tenho a banca necessária para o fazer e dormir bem à noite. Quando a tiver, já os devo jogar :)

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  15. Boas, podes trocar t$ por favor?

    ResponderEliminar
  16. André Brito Coimbra16 de maio de 2014 às 01:45

    Sim, mas cobro $5 por troca até $530

    ResponderEliminar
  17. ok, entao vou por 200T$ e passas me 195$ ok?

    ResponderEliminar
  18. Muito bom como de costume =)

    ResponderEliminar
  19. Muito bom André, continuo acompanhando teu blog. Qual a gestão de banca que usas para esses HT? GL.

    ResponderEliminar
  20. André Brito Coimbra28 de maio de 2014 às 19:18

    Depende muito do edge que penso ter num determinado jogo e da % de rakeback. No caso de Supernova Elite e de estar em pico de forma 200 buy-ins normalmente ou algo do género 101+ buy-ins caso os jogos estejam mesmo muito bons.
    A questão do estatuto VIP é importante, porque o dinheiro que vem dos FPPs, etc torna os downswings muito mais suaves e permite-te jogar com uma banca um pouco mais pequena do que se só operasses pré-rakeback.

    ResponderEliminar
  21. ola coimbra
    eu jogo poker ha algum tempo mas nunca estudei muito, apenas via alguns videos e li-a o teu blog. tenho uma banca de cerca de 140$ na PS e gostava que me aconselhasses livros para poder ler como iniciante e quais os tipos de limites para começar. admiro muito o teu trabalho e continua com este blog pois é uma motivação para pessoas como eu que gostavam de ter uma chance neste jogo . aguardo resposta. boa sorte nas mesas.

    ResponderEliminar
  22. André Brito Coimbra29 de maio de 2014 às 13:41

    Olá Luis!

    Obrigado pelo comentário!
    Lê este artigo que tem lá o que procuras: http://www.pokerstars.pt/blog/news/team_pokerstars_online/2014/como-estudar-poker-1-parte-limites-baixo-146804.shtml

    Abraço e boa sorte

    ResponderEliminar
  23. Olá! Será que me podes dar alguma ajuda? Oriento-me bem a jogar poker, e gosto bastante
    Mas também gostava de ganhar algum dinheiro com isso. Quais os melhores torneios para começar? Em que o investimento nao seja muito elevado. Obrigada! Beijinho.

    ResponderEliminar
  24. André Brito Coimbra4 de junho de 2014 às 11:24

    Olá!
    Recomendo esta leitura: http://aakkari.wordpress.com/2013/08/09/como-virar-profissional-de-verdade-parte-1/
    Beijinho

    ResponderEliminar
  25. André, o que fazer quando tudo dá errado? Esse deve ser a maior dificuldade de todos os jogadores. Atualmente venho perdendo muito, e de forma muito tosca. Perdendo estando na frente perdendo atrás e perdendo flipando. Jogando os sngs/mtt de 2.50, 180p que vc bateu. Assisti os videos, acredito que jogo de maneira correta, mas não consigo ter retorno do baralho. O que fazer nessas horas?

    ResponderEliminar
  26. André Brito Coimbra6 de junho de 2014 às 11:59

    Obrigado!
    Não, porque 1% de $100 é pior do que 0.5% de $300. Ou seja, embora o retorno em % possa diminuir à medida que jogo mais alto, o retorno absoluto aumenta.
    abç

    ResponderEliminar
  27. André Brito Coimbra6 de junho de 2014 às 12:01

    Não jogue durante 1 ou 2 semanas.
    Depois quando voltar peça opinião a algum amigo seu que seja melhor jogador do que você e tente entender se estava a fazer algo mal ou apenas a ter azar.
    Baixar de stakes também pode ajudar a ganhar confiança.
    Se a variância o está a afectar, pode jogar torneios com menos jogadores que vão ter menos variância do que os de 180 jogadores.

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  28. Já agora há algum livro de Sit & Go que recomendes?

    ResponderEliminar
  29. Boas André, vim falar-te da minha ideia que tive juntamente com o meu colega de equipa (amadora, MS Big Blind Stress) João Oliveira "mikilool", que já falamos na festa da pokerstars, eu moro no Barreiro mas a minha vida foi e é passada na Baixa da Banheira, há lá uma instituição para jovens "problemáticos" e com dificuldades financeiras, eles têm diversas atividades mas poker ainda não é uma delas, é algo que podiamos mudar, a ideia consiste em ir lá fazer uma visita, explicares quem és, a tua carreira, gostava também da comparência de um treinador da IntelliPoker, a minha preferência seria o RugbyWolf_PT, explicavamos-lhes o básico e como a instituição tem um espaço agradável e espaçosso fazermos um mini torneio amigável, ainda não tenho a confirmação se seria possivel mas se te mostrares disposto a abraçar esta causa irei informar-me e voltar a entrar em contacto contigo, gostava que o nome da causa de chama-se #somostodoscoimbras

    ResponderEliminar
  30. André Brito Coimbra12 de junho de 2014 às 11:25

    Secrets of sit.n.gos.
    Lê isto: http://www.pokerstars.pt/blog/news/team_pokerstars_online/2014/como-estudar-poker-1-parte-limites-baixo-146804.shtml

    ResponderEliminar
  31. André Brito Coimbra12 de junho de 2014 às 11:27

    Boas,


    Manda uma mensagem à Kat no twitter com o teu mail que eu respondo-te por mail.

    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Olá André tivemos oportunidade de falar à uns dias quando eu te disse que que tinha 1k e queria jogar hip.sat 3,75. Gostaria de te fazer uma perguntas que são fundamentais para eu saber se devo continuar neste formato ou não e como a nível nacional tu és maior referência neste jogo penso que me podes ajudar. Tu neste mês de Abril obtiveste 170mil Vpps, que com as recompensas estrelares vip, bónus e créditos cash milestone foste buscar cerca de 21000$, certo!? E penso que o que dá uma maior fatia será os créditos cash milestone!? Agora é assim, no site da pokerstar quando procuro pelas recompensas vip etc, mesmo os supernova elite no prazo de um mês não encontro recompensas tão grandes, podias explicar-me um pouco sobre isso ? É que o site tem uma linguagem demasiado direta para quem não está totalmente dentro da situação. O facto de fazeres parte da team influência de alguma forma estes factores de recompensas através dos vpps!? penso que não.. Relativamente a conseguires transformar t$ sem ficar sem o rake são regalias de supernova elite? Espero que me consigas ajudar André, estas são questões realmente importantes na hora de decidir, quem saiba um dia possa pagar o almoço. Abraço

    ResponderEliminar
  33. André Brito Coimbra21 de agosto de 2014 às 13:41

    Olá Vitor,

    SNE é um nível anual e a maior parte dos benefícios são distribuídos ao longo do ano.
    Quando meto que ganhei X de "rakeback" num determinado mês não dou o valor exacto que ganhei nesse mês, mas sim a relação entre os pontos que ganhei nesse mês e a percentagem do retorno anual a que esses pontos correspondem.

    Em relação ao t$. Eu tenho sempre bastante t$ na minha conta, mas aos poucos vou convertendo em $, já que pago sempre os buy-ins com t$, mas quando fico em 3º num sit de $74 por exemplo, recebo o prémio de 3º lugar em $ já que não é uma entrada.

    Se não te sentes muito confortável com o sistema VIP da PokerStars é capaz de ser melhor optares por um jogo onde tenhas uma relação melhor rake/edge como torneios de várias mesas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  34. Neste momento não tenho o tempo necessário para poder jogar mtts e meter volume como gostaria, daí virar-me mais para estes sits.No fundo só gostaria de ter a tua opinião sincera se realmente dá para fazer crescer a br a longo prazo e consequentemente o estatuto vip.
    Grande Abraço

    ResponderEliminar