Balanço de Junho

terça-feira, julho 15, 2014

No inicio de Junho, eu e a Katerina falámos sobre ir para algum lado de férias, mas como fomos convidados para 2 casamentos na Grécia em Julho, sentimos que tínhamos de trabalhar em Junho porque não o íamos fazer em Julho.

Isto foi um erro colossal!

(Podem ler a perspectiva da Katerina no blog dela)

Numa profissão onde a diferença entre trabalhar 100% concentrado e 50% concentrado é a diferença entre ganhar dinheiro e perder dinheiro é fundamental INVESTIR em férias e descanso frequentemente para estar a trabalhar o mais perto possível do nosso topo de forma.

O que acho que funciona melhor para mim é algo do género 2 semanas de férias longe de casa em cada trimestre, mas às vezes é difícil de conciliar.

Como não havia nenhuma série de torneios especial e  a vontade de jogar não era muita, decidi parar de pensar nos hypers durante 2 meses e começar a escrever o meu livro sobre torneios!

Depois lembrei-me que tinha que fazer 50k VPPs em Junho, para o meu estatuto de Supernova Elite não expirar no final de Julho! Se expirasse, implicaria uma perda de alguns milhares de dólares até ao final do ano, pois o meu multiplicador de FPPs ia descer de 5x para 3.5x.

Para quem não está familiarizado com o estatuto, depois do o alcançar, temos que fazer 50k VPPs por mês até atingir 1M VPPs para o manter. No entanto, como a PokerStars sabe que os jogadores precisam de férias, eles permitem aos jogadores falhar 2 meses este requisito sem perder o estatuto.

Em Janeiro não consegui fazer os pontos necessários e se falhasse em Junho, já não podia falhar em Julho, então tive que jogar!

Ainda pensei em escrever part-time e jogar no resto do tempo, mas senti muitas dificuldades em concentrar-me nos dois projectos "em simultâneo", pelo que me concentrei no que tinha mesmo que fazer em Junho, que era jogar.

Torneios

Neste mês acabei por jogar só 2 torneios: um turbo de $215 e o Sunday Million onde fui o anfitrião. Não atingi os lugares premiados em nenhum deles, pelo que acabou por ser um mês com um volume mínimo e "ligeiramente" negativo.

Screen Shot 2014-07-12 at 12.50.47

Hypers

Nos hypers acabei o mês a perder $427 nas mesas, mas fui buscar  $6710 às Recompensas Estelares VIPBónus de Recompensas VIP e Créditos Cash Milestone.

Screen Shot 2014-07-12 at 12.55.19

Já tenho visto muitos jogadores de sit-n-gos de mid-stakes a acharem que é super importante ser ganhador pré-rakeback* e para eles ganhar mais dinheiro no rakeback* do que nas mesas parece que é menos nobre ou algo do género. Eu acho isso ridículo e tenho notado que quem costuma ter esse tipo de conversa acaba muitas vezes por não conseguir ter uma banca para jogar nos limites que querem jogar por falta de volume e má gestão de banca, andando constantemente à procura de alguém para os financiar...

Há jogos em que o rakeback* não é muito importante porque consegue-se ter margens muito altas comparativamente com o rake que se paga, como os torneios de várias mesas e sit-n-gos de velocidade normal.  No entanto para quem joga turbos e/ou hyper-turbos de 6 ou mais jogadores acho que ignorar este retorno extra pode condicionar bastante o crescimento da banca pois as margens na mesa são cada vez mais pequenas quando comparadas com o rake.

Não estou a dizer que só se deve "grindar grindar grindar" para ganhar dinheiro exclusivamente via rakeback* e deixar o estudo e a evolução do jogo de lado ou mesmo em segundo plano. Também não estou a dizer que jogar bancado é mau, porque há casos em que é mutuamente benéfico. Mas, acho que definir objectivos baseados em VPPs que dependem fundamentalmente de nós pode ser um excelente incentivo para  metermos o volume necessário para "vencer a variância" e não nos desleixarmos!

Podem ter a certeza que não vou pensar no resultado de Junho como um mês de -$427, mas sim como um mês de +$6283, pois foi esse o aumento que a minha banca sofreu derivado dos Hypers e na mercearia nunca perguntam se o dinheiro é pós-rakeback* ou pré-rakeback* :P

Fica aqui então o gráfico mensal dos hypers:

Screen Shot 2014-07-12 at 12.53.57


VPPs

Em Junho o saldo dos VPPs foi de +55k VPPs, terminando o semestre nos 577k VPPs.

vppsJunho

Objectivos

Penso que vou conseguir atingir 1M VPPs até ao final de Outubro ou Novembro e ter algum tempo na parte final do ano para terminar o meu livro nessa altura.

Relativamente ao objectivo de correr uma maratona, acho que me vou ficar pela meia-maratona, porque treinar para a maratona exige bastante tempo de treino e tendo de cortar num objectivo este ano, esse é o menos importante para mim.

Atenção que saúde e exercício são fundamentais  para mim e vou continuar a fazer treino de força + corrida 3-4x/semana! No entanto vou-me ficar pelas corridas de 30-60 minutos, até porque não tenho a certeza se corridas superiores a 1 hora são a melhor coisa para a saúde.

Deixem por favor um comentário com a vossa opinião sobre o post e o que foi escrito aqui ou apenas “Eu LI!” :)
O vosso feedback é fundamental para eu poder escrever posts de qualidade para vocês!

*O rakeback na PokerStars vem na forma dos benefícios VIP e promoções.

Também pode gostar de

34 comentários

  1. Olá André, gostaria de saber como faz para aparecer a linha azul (rakeback) e a linha verde (ganho + rakeback) no seu PT4?
    Obrigado pelo blog e dicas, acompanho sempre desde o desafio dos MTTs.
    Sorte nas mesas!

    ResponderEliminar
  2. Força André!! Aproveita as férias para descansar e voltares com as forças renovadas para as etapas finais dos teus objetivos. Fico a aguardar o teu livro com grande entusiasmo.

    ResponderEliminar
  3. André Brito Coimbra15 de julho de 2014 às 16:07

    Olá Rodrigo,

    Honestamente não sei que não uso o PT4. Os gráficos que aqui costumo colocar são do sharkscope.

    Muito obrigado e boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Boa sorte com os teus objetivos, estás num bom caminho! E boas férias também ;)

    ResponderEliminar
  5. Eu Li!
    hahaha

    Legal André! As atualizações saem sempre dia 15? Estava esperando ela! xD

    André, poderia postar algo sobre a sistemática de análise em HT, algum spot ou coisa parecida?

    Abraço e parabens!

    ResponderEliminar
  6. Excelente post André :) Tens algum conselho para alguém que joga Heads-up sng com 426 BI ganhos no mesmo jogo? Eu acho que sou o contrário da maioria dos jogadores, não sou tão "degen" e tenho aversão a perder alguma banca que tenho construído nos ultimos meses. Sinto que se subir posso perdê-la muito rápido e gostava de subir para tentar jogar semi-profissionalmente. O teu desempenho este ano está fenomenal! Um abraço

    ResponderEliminar
  7. André Brito Coimbra17 de julho de 2014 às 10:50

    Obrigado Adriano! São bem precisas! :)

    ResponderEliminar
  8. André Brito Coimbra17 de julho de 2014 às 10:50

    Obrigado Ricardo!

    ResponderEliminar
  9. André Brito Coimbra17 de julho de 2014 às 10:50

    O dia 15 foi coincidencia, normalmente é quando arranjo tempo e vontade para as escrever :P

    Relativamente a analise de HT, acho que apenas uma % muito pequena dos leitores se iria interessar, daí não investir muito nisso.
    Está nos planos fazer um vídeo em Inglês onde jogo algumas mesas deste género: https://www.youtube.com/watch?v=ppaAYV1Lz4A ainda este ano.

    Obrigado e abraço!

    ResponderEliminar
  10. André Brito Coimbra17 de julho de 2014 às 11:36

    Obrigado Luis!

    426BI ganhos é excelente! Muitos parabéns!
    Eu nunca joguei o formato a sério, mas há jogadores em Portugal muito consistentes no formato. Tenta perguntar ao fredebiel, janekaaa ou crispoker10.

    Formato à parte, tens que ver a banca online como uma ferramenta e não como um tesouro. Tenta entender o tipo de swings que podes ter e fazer um plano de gestão de banca que te permita subir quando estás a ganhar e descer quando estás a perder. Se te mantiveres só em stakes mais baixos, vais continuar a ganhar consistentemente, mas provavelmente não vais ter desafios constantes para melhorar e realizar o teu verdadeiro potencial!

    Espero que isto te seja útil e desejo-te boa sorte na escalada dos limites! :)

    ResponderEliminar
  11. Allan Sheik - pokerstars17 de julho de 2014 às 16:51

    procura por custom stats no google q vai aparecer uma pagina oficial do pokertracker onde tu pode baixar estatisticas q ainda n tem no programa , uma delas é "profit+rakeback"

    ResponderEliminar
  12. Allan Sheik - pokerstars17 de julho de 2014 às 16:55

    Eu li! :)
    Sempre acompanho teu blog, pena q tu posta mt pouco...
    Provavelmente ja ouviu falar de mim, sou o "allan sheik" q bateu record de sngs jogados em um mes no mes de maio.
    Seria legal q tu postasse mais frequentemente, eu tbm tenho blog (hyperturbos.blogspot.com) e sei q toma um pouco de tempo escrever um post, mas acredito q n tanto q n possa ser feito pelo menos 2x ao mes, entende?
    Espero logo logo estar num nivel de jogo em q eu possa estar sentando nas mesas de $74 junto ctg e a katerina :)
    Boa sorte André!

    ResponderEliminar
  13. André qual é a tua opinião sobre as alterações que a PokerStars vez sobre os torneios ( penso que também ouve alterações nos Sits) que jogamos com Fpps e ganhávamos Tmoney.

    ResponderEliminar
  14. Olá André, parabéns pelo teu post, muito bom!
    Relativamente às corridas, posso te dizer que se fores uma pessoa saudável as corridas só te vão fazer bem tenham ou não duração superior a 60 minutos.
    É tudo uma questão de treino, método e disciplina. Desde que sejas consistente vais conseguir bons resultados. Existem muitos atletas que fazem maratonas e ultra maratonas e correrm várias horas seguidas e continuam bem saudáveis.
    Agora, há que começar gradualmente a aumentar o tempo e a distância para o corpo se adaptar às novas exigências fisicas. O corpo humano é uma "maquina" fantástica e adapta-se bem, desde que de vez em quando saias da tua zona de conforto o teu rendimento vai melhorar com os treinos.
    Abraço, bons jogos e boas corridas!

    ResponderEliminar
  15. Acoimbra, parabéns! É um dos melhores pros que acompanho e é muito incentivador! Estou acompanhando seu projeto 100k(2013) e estou evoluindo muito com as informações que disponibilizou lá! Muito obrigado pela atenção que tem com todos os seus fãs! GL e grande abraço!

    ResponderEliminar
  16. André Brito Coimbra4 de agosto de 2014 às 12:28

    Já voltaram atrás entretanto :)

    ResponderEliminar
  17. André Brito Coimbra4 de agosto de 2014 às 12:28

    Olá Allan,

    Obrigado pelo comentário!
    Sim, já tinha lido o seu blog.
    Eu gostava de escrever mais frequentemente, mas é difícil conciliar tudo.

    Abraço e boa sorte!

    ResponderEliminar
  18. André Brito Coimbra4 de agosto de 2014 às 12:30

    Obrigado!
    Muita sorte no seu percurso e abraço!

    ResponderEliminar
  19. André Brito Coimbra4 de agosto de 2014 às 12:30

    Obrigado Luis!
    És capaz de ter razão, mas para já quero ver se corro de forma regular e sem grandes stresses. O tempo também não é muito e fica difícil de fazer corridas mais longas.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  20. Alô André! Para quem quer começar a construir uma banca aconselhas jogar os sngs single table de $1,5 ou os de $0,25 que jogas para construir banca no desafio dos 100k? Quanto aos VPPs é bom pensar nesse assunto desde já se quiser começar nos sngs single table? Continua a escrever, grande ajuda! Grande abraço

    ResponderEliminar
  21. André Brito Coimbra5 de agosto de 2014 às 11:00

    Olá,

    Acho que os $0.25 porque o nível é mais baixo e obriga-nos a criar muita paciência que vai ser fundamental mais tarde.

    Eu não me preocupava muito com os VPPs até começar a fazer platinum regularmente ou estar perto disso.

    abraço

    ResponderEliminar
  22. Boas André, antes de mais parabéns pela forma como te superas todos os dias. És grande!! Achas que alguém com uma banca de 1k e que comece a jogar hip-sat. de 3,75, e que tenha estudado o jogo seja a seguir-te seja de outras formas, conseguirá chegar perto do nível em que te encontras? é que como sabes as recompensas estrelares e os bónus são bastante diferentes, visto ser apenas "SilverStar". abraço e continua.

    ResponderEliminar
  23. André Brito Coimbra18 de agosto de 2014 às 19:10

    Obrigado pelos elogios Vitor!

    Acho que $1k para jogar $3.75 está muito bem.

    Conforme vais melhorando e subindo de níveis vais ganhando mais VPPs e as recompensas melhoram. O mais importante é ter uma evolução constante!

    Abraço e boa sorte!

    ResponderEliminar
  24. Obrigado André, precisamos sempre daquela palavra que "poderá dar certo"!! Daqui a um ano dou noticias.. GG, abraço

    ResponderEliminar
  25. Boas andre,o grafico " luck adjusted winnings" do hm é correto para avaliar a nossa perfomace nos hypers? Que importançia lhe dás?

    ResponderEliminar
  26. recomendo a nao fazeres maratonas, para o organismo nao é o ideal

    ResponderEliminar
  27. Boas,
    Pessoalmente não uso e não sei até que ponto será correcto.
    Costumo basear a minha performance nos resultados, mas a cima de tudo nos erros que vejo o meu adversário a fazer e nos que eu faço. Se eles fizerem erros mais graves, é porque estou a jogar melhor do que eles!

    ResponderEliminar
  28. Muito bom, fartei-me de rir com a parte da mercearia...

    ResponderEliminar

Posts Populares