Introdução aos beijos a Gregos

terça-feira, dezembro 16, 2014

Como devem imaginar pelo titulo, este post não vai ser sobre Poker!

Hoje vou-vos falar sobre o que aprendi sobre beijos na Grécia!

10509767_10152657265963019_2784565919923614640_n

 

Homem e Mulher

Já fui a algumas celebrações de aniversários na Grécia e uma coisa a que ainda não me habituei é quando em meios informais as mulheres estendem sempre a mão tanto para cumprimentar como para despedir quando somos apresentados.

Isto sempre foi muito estranho para mim, até porque eles são mais de toque do que os Portugueses, pelo que fico sempre com uma sensação que a pessoa quer distancia ou algo do género...

stock-images-boy-and-girl-handshaking-among-blossoming-dandelions-47339083

Mas, não é verdade! Parece que Grécia quando um homem é apresentado a uma mulher, a saudação habitual é um aperto de mão!

Isto em meios formais é algo que nós cá praticamos, mas em meios informais em que as pessoas são da mesma idade...

Por outro lado, a Katerina diz que para ela também é estranho os homens em Portugal darem-lhe logo dois beijos na cara mal são apresentados.

Diferenças culturais...

Homem e Homem

Já me aconteceu algumas vezes tentar dar um abraço de despedida a um amigo Grego e ter um retorno semelhante ao da foto em baixo...

berl9

 

Deve ser semelhante em Itália e podem ver a cara de desconforto do Bush!

Parece que lá eles não usam o abraço entre amigos homens como despedida, mas sim dois beijos na cara. Talvez um pouco como aqui fazemos com familiares mais próximos?

Um problema com isto, é que na Grécia a moda é os homens terem as barbas grandes, então isto às vezes cria alguma irritação na pele!

Finalmente comecei a levar a sério as mulheres que se queixam das barbas grandes na hora dos beijos... :(

[Homem/Mulher] e [Homem/Mulher]

Prestem atenção, que este último pode vir a ser-vos útil!

Provavelmente nunca repararam nisto, mas em Portugal todos damos primeiro um beijo no lado esquerdo da cara da outra pessoa e depois no lado direito...

A sério! Da próxima vez que cumprimentarem alguém, prestem atenção!

Na Grécia por outro lado eles dão primeiro no lado direito e depois no lado esquerdo, ou seja ao contrário...

Que é que acontece se uma pessoa começa este ritual de saudação do lado oposto da outra pessoa?

Muitas vezes acaba no meio!

Tirem as vossas conclusões :)

Conclusões

É interessante ver como algumas coisas que para nós são tão naturais e automáticas são completamente diferentes em outros países.

A Grécia é em muitas coisas um país muito semelhante a Portugal, mas atenção aos apertos de mãos entre homens e mulheres, beijos entre homens e por que lado começam os beijos com Gregos!

Se tiverem hipótese, deixem um comentário com o vosso feedback e se querem ou não mais posts deste género (extra poker).

 

Também pode gostar de

2 comentários

  1. Posts extra poker sao sempre bem vindos, até para nao enjoar e conhecer o "André Coimbra" porque o "acoimbra" ja estamos carecas de conhecer! :)

    Nao tinha nocao das diferencas culturais a nivel de cumprimentos apesar da Grecia ser um país que sempre me fascinou pela sua historia e mitologia! Eu como Chef de Cozinha tenho imensa curiosidade em visitar a Grecia pelo que agradeço os "conselhos"!!

    ResponderEliminar
  2. Lol! Muito bom o texto! Deu para rir, mas ao mesmo tempo ensinou-me algo...lol

    ResponderEliminar

Posts Populares