Elite ou Busto – Dia 1

Ontem comecei o dia por ver algumas mãos que tinha guardado nas sessões anteriores.

Normalmente guardo 2 tipos de mãos


  1. Mãos para meter notas

  2. Mãos para rever


Vou dar um exemplo de cada:

1) Mãos para meter notas

 

meternota2) Mãos para rever

pararever

 

A 1ª mão guardei para meter uma nota no jogador que deu call com 78s. Isto pode não parecer muito importante e há uns anos atrás eu limitava-me a marcar o jogador como recreativo, mas nesta altura os mid-stakes estão bastante competitivos não se pode deixar escapar informação!

Aquele call com 78s mostra-me que o jogador tem um nível de entendimento do jogo do poker muito baixo e faltam conceitos como ranges de call, equities, etc.
Neste caso acho extremamente improvável ser um jogador em tilt, porque mesmo um jogador de mtts ou sngs em tilt duvido que desse aquele call daquela posição com aquela stack, porque já têm estes conceitos interiorizados com uma profundidade suficiente para nunca o fazer.

Também gosto de avaliar o erro em termos matemáticos para ver o quão rentável é para mim ter jogadores a fazer este erro, de modo a permitir-me ser mais preciso com a selecção de jogos.

meternota1Neste caso é um erro de 4.22% numa situação super comum, portanto penso que se os outros jogadores não tiverem edge sobre mim, este jogador provavelmente chega para tornar o jogo rentável, até porque vai cometer erros bastante mais graves quando as stacks forem maiores.

A outra mão é mais interessante.

É um par de Ases que na altura achei que seria um fold, mas não tinha a certeza absoluta e decidi guardar a mão para a estudar mais tarde.
pararever1

Dar ali call de AA é um erro de 4.14%.

Se calhar estão a pensar "AA é perdedor pré-flop? Que tipo de magia é esta?".

AA ganha 85.2% contra uma mão aleatória e neste caso como o torneio paga exactamente o mesmo ao 1º e ao 2º, o valor que vamos buscar às fichas extra quando ganhamos com AA (85.2%), não compensa o que perdemos quando perdemos (14.8%).

Isto é daquele tipo de situações que não é muito comum e em que só quem as estudou é que sabe como jogá-las correctamente.  Eu quando faço ali o fold, mas os meus adversários não o fazem, estou numa situação onde vou ganhar dinheiro contra eles a longo prazo.

Devo ter passado entre 1 hora e 2 horas a ver as mãos que tinha posto à parte e a verificar situações que não tinha a certeza, tal como meter notas nos jogadores para ter mais informação quando fosse jogar com eles.

Depois de terminar o estudo fui fazer o almoço e almocei com a Katerina nas calmas:

almoco

 

Depois de almoço fiz uma pequena sesta de 30 minutos, estudei mais um pouco, tomei um banho e já bem desperto comecei a sessão!

A nível de stakes joguei jogos entre $37 e $181s. Sendo que para jogar um $181 preciso de encontrar um jogo bastante mais acessível do que para jogar um $37, por questões de gestão de banca. Isto pode parecer estranho, mas nem sempre os jogos mais altos são mais difíceis!

De qualquer modo, o foco do meu horário de trabalho durante a semana agora é nos $56s, que ocorrem mais ou menos entre as 18 e as 21 e entre as 23 e as 2 da manhã, sendo que essas serão as horas do meu grind.

Tentei fazer sessões de 50-60 minutos com um intervalo de 10 minutos entre cada sessão para fechar os olhos e meditar/descansar um pouco.

Eu funciono melhor com sessões pequenas. Assim consigo fazer um reset à mente de uma sessão para a outra e jogar mais fresco. Ontem em particular houve uma sessão em que para o fim já não estava a jogar o meu A-Game, mas depois da pausa e de me aperceber disto, já consegui jogar o meu A-Game nas restantes sessões.

Durante a sessão guardei uma mão que é capaz de ser interessante:

Últimas 80 fichas

Acho que ali quando faço fold ganho o torneio umas 40% das vezes ou algo do género se o jogador do botão for recreativo que era o caso. Quando dou call por outro lado tenho que ganhar aos 2 e a minha equity contra 2 vai ser inferior a 30%, pelo que é um claro fold.

SharkScopeChart

Acabei o dia com mais 3.8k VPPs e up $2.8K! Foi o 3º dia positivo do mês o o 1º em que tive um upswing de 4 digitos!

Idealmente não devia ficar content com os upswings nem triste com os downswings, mas depois de estar a perder constantemente durante tanto tempo, fiquei tão content com estes $2.8k como há um ano atrás ficaria com um dia de +$20k!

A banca ficou nos $15k e na próxima sessão já vou desbloquear a milestone dos 200k vpps, que vai dar um bom boost à banca!

Hoje não vou jogar, mas se tiverem possibilidade, deixem um comentário com a vossa opinião sobre o post, ou algo que queiram dizer.

Obrigado por lerem! :)

 

 

 

34 comentários:

  1. Muito bom andre... Persistencia e estudo! elite not busto!

    ResponderEliminar
  2. Post 5* !!!!
    Só uma questão, como metes as notas na stars depois de a rever a mão no hm2?

    ResponderEliminar
  3. Muito nice o post ! :D
    Keep Going :)

    ResponderEliminar
  4. André Filipe Siopa28 de maio de 2015 às 13:06

    muito bom, gostei bastante de ver a analise as tuas mãos, se conseguires continuar a fazer análises as tuas mãos que valem a pena era bom!

    GL :D

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito do post, keep them coming =)
    Só tinha 2 questões, primeira, porque fazes a sesta? Segunda ,praticas desporto?
    Abc and GL at the tables =)

    ResponderEliminar
  6. Voltar a sentir prazer em ver um resultado positivo, qualquer que seja ele , não tem preço. É uma recompensa pelo trabalho ,estudo e dedicação!!! Vamos em frente .

    ResponderEliminar
  7. Visão de jogo é extraordinária. Parabéns Coimbra, não pare de nos presentear com tua sabedoria.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, continuar o caminho :) abraço

    ResponderEliminar
  9. Boas André.
    Gosto muito da forma que aborda suas sessões / grind.
    Poderia tbm falar sobre sua alimentação, por exemplo este almoço. Qual a base e quais os beneficios lhe trazem p/ o grind ?
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Parabéns e continuação de boas sessões.

    ResponderEliminar
  11. Muito bom post, mais um projecto que com a tua dedicação certamente terás sucesso!
    Deixa-me te colocar uma questão, esse estudo matinal com uma pausa grande para o almoço e uma peq sesta, consideras mais "rentável" para o teu Agame, independente do tipo da sessão que estejas a fazer, em relação a estudar e arrancar logo a sessão no horário de grind previsto? Seja ele 3H ou 8H?

    Abraço e continuação!

    ResponderEliminar
  12. mais um grande post e concordo contigo a 100% nas 2 maos embora a segunda seja dificil de largar e as vezes de vontade de pagar so para chatear principalmente alguns meninos que andam la nos hypers embora como dizes e bem sejaum risco

    ResponderEliminar
  13. Vamos Coimbra! Estamos todos a torcer por ti, eu neste momento tou a ter a minha maior downswing no ano(36bi's), e é bom ler o teu conteúdo para motivar e combater. Sei que não é muito para ti este valor mas para mim é, visto que no formato e nível onde jogo não há grande variância devido ao formato em si(18,27 e 45 man reg) e ao facto do field ser maioritariamente constituído por fishs.

    Obrigado pela produção deste tipo de conteúdo e vamos dar a volta por cima ;)

    ResponderEliminar
  14. Vamos André! Se há quem consiga dar a volta ao mau momento és tu. Acho impressionante a lógica e lucidez com que encaras todo o tipo de situações. Boa sorte nas mesas e, já agora, também no casamento ;)

    ResponderEliminar
  15. vitor hugo ferreira29 de maio de 2015 às 07:07

    Parabéns André, excelente post, mais um. Aquele AA é fácil compreender o teu raciocínio e concordar que o fold é a melhor opção, mas na hora de largar a melhor mão pré-flop, isso já não é para qualquer player.. Abraço e felicidades pro casamento.
    Se não és Elite então não há Elite.

    ResponderEliminar
  16. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:34

    Obrigado Ruben! Vamos! :)

    ResponderEliminar
  17. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:34

    Obrigado jbule4! :)

    ResponderEliminar
  18. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:34

    Obrigado Vitor!

    Eu sei que é difícil, por isso é que eu marquei para depois ficar com a certeza! Assim sentimos-nos bem na hora de analisar a mão com a calculadora e isso é superior ao sentimento que temos quando foldamos os Ases.

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:35

    ahah
    É verdade Rui!
    Obrigado e abraço!

    ResponderEliminar
  20. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:36

    Obrigado gNOMO!

    O meu mental coach disse-me que era melhor não começar a jogar logo a seguir a estudar, porque é um mindset um pouco diferente, então tenho feito sempre uma pausa entre os dois.
    Se calhar estudar e começar logo a jogar funciona melhor para outras pessoas, mas para mim tem funcionado bem as pausas.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  21. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:37

    Boas Ciro!

    Mais para a frente nos posts eu vou falar um pouco da minha alimentação. Fica atento! :P
    Abraços

    ResponderEliminar
  22. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:37

    Obrigado Jaime!

    ResponderEliminar
  23. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:38

    É verdade Almir!
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  24. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:38

    Muito obrigado Waltes!

    ResponderEliminar
  25. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:38

    Obrigado Ricardo e abraço!

    ResponderEliminar
  26. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:40

    Obrigado Jorge!

    Sinto que quando faço sestas de 10-30 minutos consigo ter níveis de concentração mais elevados e estar mais presente enquanto jogo.

    Relativamente a desporto, de momento estou a fazer treino funcional 4x por semana.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  27. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:41

    Obrigado André!

    Vou tentar, mas nem sempre vão haver mãos interessantes :(

    ResponderEliminar
  28. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:44

    Obrigado Francisco!

    ResponderEliminar
  29. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 12:44

    Obrigado Fábio!

    No lobby da stars vais a Tools->Players Notes Editor->Launch Player Notes Editor
    Depois podes procurar pelo nome do jogador e se não tiveres notas nesse jogador ainda, podes carregar em "Add", metes o nickname dele e depois podes meter notas :)

    ResponderEliminar
  30. André Filipe Siopa30 de maio de 2015 às 14:28

    De nada! Já te sigo algum tempo e já os cruzamos uma x num torneio da intellpoker, és dos poucos pros que vejo que analisam mãos para a resto dos jogadores, e no meu caso acho uma grande mais valia, eu próprio comecei agora a marcar mãos para rever usando o icm e equilab. Essa tua mão do AA fold pf fiquei :o mas persegui o teu raciocínio. Queria perguntar te se fazes algum tipo de stream, e se sim, quando ?

    Abraços e gl :)

    ResponderEliminar
  31. André Brito Coimbra30 de maio de 2015 às 14:56

    Obrigado André!

    De momento não estou a fazer streaming, mas quando fizer, eu aviso aqui ou no facebook.

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  32. Muito bom, André! Gostaria de saber como realiza aqueles calculos matemáticos para o 87s e o AA e qual programa estar a utilizar, por gentileza..
    Parabéns pelo Post, pela forra e pelo casório.. Deselho-lhe sempre uma ótima sorte! Abraço

    ResponderEliminar
  33. André Brito Coimbra8 de junho de 2015 às 19:30

    Obrigado Helder!
    É o icmizer :)

    ResponderEliminar