Novo rumo

Imagino que a maior parte dos leitores já tenha lido o post que publiquei no facebook no final de Janeiro, mas deixo aqui de qualquer forma:

Twitch

Como sabem nos últimos tempos dediquei-me ao Twitch, já que a PokerStars estava a apostar na plataforma tal como uma grande parte da industria de gaming e tem um potencial de alcance enorme devido à interactividade e intimidade que proporciona.

Eu tenho alguns talentos, mas não sou grande coisa a entreter e embora seja bom a jogar Poker, não estou perto do nível dos melhores jogadores que fazem stream. A consequência disto é que os meus números na plataforma eram bastante desanimadores... Tinha poucos subscritores e nunca tive uma doação.

Em termos financeiros, o que ganhava por mês no twitch, se calhar equivalia a 1 ou 2 horas de coaching, pelo que simplesmente não compensava e eu também não estava a sentir que estava a crescer ou progredir.

Para além disso, ao estar a jogar durante o stream, eu não estava 100% concentrado no jogo, tinha que jogar menos mesas e acabava por limitar bastante também o dinheiro que ganhava a jogar Poker em si.

Uma coisa que aprendi foi que prefiro trabalhar 12 horas/dia em algo que goste, do que 2 horas/dia em algo que não goste e eu não gostei nada de ter um horário fixo para streaming!

PokerStars

Embora não tenha sido discutido, penso que havia a possibilidade de eu ter continuado a trabalhar com a PokerStars sem ter um horário fixo no Twitch, mas o Twitch muito sinceramente desgastou-me demais.
Em Janeiro ainda estava a negociar o contracto para 2017 e optei por simplesmente não renovar o contracto.

Tem sentido?
Novo rumo

Já mencionei algumas vezes aqui no blog que o meu objectivo nos meus 20s era poder ter liberdade financeira para fazer o que quisesse a nível profissional a partir dos 30, mas o que quero fazer agora que tenho essa liberdade e tenho 31?

Nos últimos 4 meses tenho estado a a fazer "soul-searching", ler livros de assuntos que me interessam (gestão de dinheiro/psicologia) e jogado um pouco de hearthstone

Algo que eu me apercebi recentemente é que é difícil olhar para trás e entender onde é que terminava "o André" e começava "O jogador profissional de Poker".

Claramente o Twitch está na 2ª categoria, mas e o blog, vídeos, redes sociais, etc?

Eu já escrevia este blog antes de jogar Poker mais a sério, aliás, os primeiros posts eram sobre as minhas viagens para campeonatos de Magic: The Gathering!

Escrever e produzir conteúdo penso que seja algo que faz parte de mim como pessoa e se houver uma ou mais marcas a patrocinar-me óptimo, mas eu tenho uma necessidade de escrever regularmente sobre aquilo que faço e penso. É quase terapia para mim! Sinto-me melhor, fico com a mente mais liberta depois dessa partilha e muito sinceramente como uma boa parte da minha geração, sou viciado em feedback, pelo que os vossos comentários são sempre apreciados :P

Ainda estou à procura de alguma paixão para me dedicar 12 horas por dia, mas até lá vou escrevendo aqui no blog para quem estiver interessado!





31 comentários:

  1. Gostava que mudasse de ideia e voltasse a jogar poker! Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário da maioria dos comentários. Eu apoio completamente a tua decisão...
    Faz o que achares que é melhor para ti, o que mais gostares e te encher o peito, o que te completar.
    Faz tudo o que quiseres para que à noite te deitares com um sorriso no rosto.

    Boa sorte e que tenhas muitas felicidades, André.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Volta para o Magic... Es sempre bem vindo... ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá André, que livros de psicologia, gestão de dinheiro recomenda?

    ResponderEliminar
  5. Já equacionaste voltar a jogar MTG a tempo inteiro?

    ResponderEliminar
  6. Boas André, sei que não nos conhecemos ou pelo menos não tivemos essa sorte pessoalmente . Sei que essas pausas fazem parte de um controlo que precisamos de sentir, se entende que tens que parar essa é uma questão de tempo pois o que amas vai falar sempre mais alto que qualquer "momento " mas é nos objetivos pessoais que tens que seguir e leve o tempo que levar o poker até lá está mais "pobre". Grande abraço e felicidade

    ResponderEliminar
  7. É isso mesmo André faz o que gostas só a sim conseguimos ser felizes e isso é o mais importante. mas era giro um dia destes verte num torneio ao vivo. abraço

    ResponderEliminar
  8. jose carlos rodrigues: Obrigado e abraço!

    Ricardo Ribeiro : Obrigado pelo apoio e grande abraço!

    Unknown: Já! Mas, não seria voltar um pouco atrás em vez de seguir em frente?

    Coimbra: O que estou a ler actualmente é o "the intelligent investor" e o "Influence: The Psychology of Persuasion". Mas, para pessoas diferentes ia recomendar livros diferentes dependendo da situação de vida da pessoa e do que já leu ou gosta de ler.

    ResponderEliminar
  9. Continua no poker, eu bem estudo pa isso mas esta dificil, ve la nao queiras vir fabricar peças de ventilaçao kkkkkkk tudo de bom

    ResponderEliminar
  10. O Espião que veio do Frio : Obrigado! Não é impossível :P

    Ruben Silva: Obrigado pelo apoio e abraço!

    leitao14: Já não jogo uma mão há uns 4 meses.

    Cléo Veiga: Fica registado! abraço

    ResponderEliminar
  11. Apoio e entendo a tua decisão. No entanto, gostava que voltasses a jogar e postar no teu blog algumas mãos, comentas de preferência ;)... Continuação. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rui,

      Eu agradeço o apoio!
      Penso que não vou voltar a ter conteúdo de Poker no blog, mas eu nunca digo nunca :P

      Abraço

      Eliminar
  12. Olá, todos os dias jogo poker e hearthstone de forma recreativa, jogo pelo prazer que estes jogos me dão.
    Todos os dias abro sites,twitch,etc sobre os mesmos.
    Isto só é possivel porque existem profissionais dos mesmos que possibilitam essa interacção, desde modo agradeço a ti e a todos os outros essa possibilidade.
    Abraços
    BiichOO

    ResponderEliminar
  13. Seja qual for o teu caminho,a tua decisão espero que encontres sempre o melhor... Eu cá fico a espera de novidades :) vamooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio Gellita! As novidades estão para breve :) vamooo

      Eliminar
  14. André, fico triste por saber que "abandonaste" o poker. Mas ao mesmo tempo, feliz por saber que estás a tentar descobrir algo melhor a todos os níveis. Foi fantástico acompanhar a tua jornada durante estes anos todos. Desejo-te toda a sorte do Mundo nesta etapa. Ah, e uma dica de alguèm que têm tanta ânsia pelo conhecimento/sabedoria como tu: explora o internet marketing. É uma área gigante, se te aplicares dá para fazer uns trocos valentes, e é algo que te puxa para melhorar todos os dias! Tens o cérebro sempre em movimento! Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago,

      Há muitas pessoas a falarem-me do tal "internet marketing". Acho que tenho que pesquisar sobre o assunto um dia destes. Há alguma fonte de informação que recomendes?

      Obrigado por todo o apoio e um grande abraço!

      Eliminar
  15. Boas André!

    Vamos ''vivendo'' a vida ao sabor das coisas e às vezes chegamos a um ponto onde nos cruzamos connosco próprios e percebemos que não nos conhecemos ou não nos controlamos (o que pensamos, sentimos e queremos) tão bem como gostariamos. É importante apostar em ferramentas que nos deixem mais próximos do que somos, dos nossos valores e em função do que nós próprios queremos: a nossa decisão e afirmação.

    Sempre fizeste muito bem em ler e procurar o rumo nesse sentido. Ainda para mais treinas bastante o inglês em algo que gostas.

    Já jogo há uns tempos valentes, tive contigo na party da stars em Portugal, onde ainda eramos .com!, isto para dizer que agora também decidi mudar de ares e comecei desafio com 1€ até 4 digítos. O pessoal também me pergunta porque não faço videos etc etc etc... mas acho que o que nos motiva já não é explicar o que é uma 3bet... principalmente por sentir que online há milhares de contéudos gratuitos e bem melhores do que a minha explicação. Permite-me sugerir que acho que sentiste também isso e que o te motiva está lá mais à frente, sem desvalorizar todo o caminho pois também por lá passámos!

    Pode ser que o mercado abra e que permita novos horizontes e motivações... pode ser que não. Mas uma coisa é certa: deste lhe muito enquanto havia!! Um abraço

    Alexandre (http://coisasdopoker.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre!

      Foi um ambiente muito positivo onde a comunidade se encontrou para confraternizar com os rivais das mesas. Que saudades daquela festa!

      Acho que fazes bem em fazer o que te motiva a ti e não o que os outro esperam de ti. Eu certamente já tive várias vezes na minha vida dificuldade em fazê-lo até porque nem sempre é fácil fazer a distinção.

      Espero que essa banca chegue rapidamente aos 4 dígitos e que depois não pare aí!

      Qualquer questão que tenhas durante o teu desafio estás à vontade para deixar uma mensagem aqui no blog ou no facebook!

      Um Abraço

      Eliminar
    2. Hi! Obrigado! Já estou nos 3 dígitos! :D
      Poisé, tenho a foto que tirámos ainda!
      um abraço

      Eliminar
  16. És um exemplo para mim. Como pessoa e como profissional. Vou continuar a acompanhar o teu trabalho seja em que área for. Boa sorte.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio amigo!
      Acho que em breve já vou começar a falar da minha nova área :)

      Grande abraço

      Eliminar
  17. Boas André

    Com o teu conhecimento do poker porque não organizares e gerires um team, com escola de poker ou não, onde possas formar uma equipa para vencer nas mesas, esperando que o mercado fique aberto dá tempo para ir preparando esse team, para bater os nossos amigos brasileiros que têm tantos teams.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Fernando,

      Eu pensei em fazer projectos como esses, mas a nível de equipas o mercado já está saturado e já temos grandes nomes nacionais a formar jogadores que estão a tornar os stakes mais baixos mais difíceis.
      A nível da escola, falei com algumas pessoas e achámos que o mercado seria demasiado pequeno para um projecto desse género ser rentável.

      De qualquer modo obrigado pelo apoio e um abraço!

      Eliminar
  18. Tenho imensas saudades de te ver a grindar, pelo twitch aprendi imenso contigo, mas sei que é dificil jogares o teu melhor poker, mas sim tenho aquela saudade dos teus grandes desafios que tanto me motivaram.
    Espero que um dia voltes e com os teus grandes desafios.
    Um grande abraço e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não penso voltar ao poker, mas agradeço imenso todo o apoio ao longo dos anos Miguel!

      Grande abraço e tudo de bom também!

      Eliminar
  19. Andre, como é que tencionas manter o coaching se "nao jogas uma mao ha 4 meses"? Achas que isso nao vai baixar a qualidade do teu coaching, correndo o risco de ficar estagnado e nao tendo muito a acrescentar pelo menos a medio/longo prazo?

    Apesar de concordar contigo que o streaming nao é, de todo, o teu forte, és um jogador que admiro bastante pela dedicacao e rigor que sempre dedicaste ao poker. podias encarar outro tipo de projeto, como por exemplo a analise de torneios ao jeito de uma mira do pró do akkari. Seria algo interessante. Pensa nisso ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hugo,

      Efectivamente não tenho jogado nos últimos tempos, pelo que não estou a par do meta-game e o meu jogo está pelo menos estagnado...

      Acho que nestas condições estar a vender acção para um torneio que fosse jogar amanhã seria no mínimo um acto de má fé da minha parte, daí não o fazer.

      Ainda me sinto capaz no entanto de até a um certo nível de jogo, analisar o jogo de um aluno, encontrar falhas neste mesmo jogo, definir um plano de estudo e trabalho para o aluno e ajudá-lo a ir mais longe.

      É isso que estou a vender!
      Não as minhas capacidades actuais como jogador, mas a minha dedicação ao aluno aliado à minha experiência e conhecimento no jogo.

      Tem sentido? Fico ao teu dispor para qualquer esclarecimento que precises.

      Relativamente à mira do pro, não é um projecto que seja interessante para mim, pelo que para já vamos ficar com o original do mestre Akkari.

      Abraço e obrigado pelo feedback!

      Eliminar
  20. Muito bom Trabalho o teu. É pena teres parado de jogar pois eu seguia-te na aprendizagem de STT e MTT. Mas entretanto a minha vida mudou e o PS.pt é fraco tendo optado pelo cash game de forma a ter horário mais flexível para poder trabalhar e dar atenção aos meus filhos ( gémeos 3,5 anos)

    Assim também tive de optar por outras soluções e conteúdos de Poker para cash game deixando de seguir os teus últimos trabalhos. Mas reconheço-te muito valor e ajudou-me bastante quando jogava STT e MTT.

    ResponderEliminar