Passado, Presente e Futuro

quinta-feira, junho 21, 2018

No último ano tive a oportunidade de ter imensas experiências novas e de pensar sobre o meu passado, presente e futuro. 

Acho que é fundamental cultivar um sentimento de orgulho relativamente ao nosso passado para o nosso próprio bem estar.

O presente acho que deve ser vivido... no presente.

Relativamente ao futuro eu tenho a felicidade de ter várias opções! Posso arranjar um emprego como programador, como cozinheiro, posso ganhar a vida a jogar um jogo como o Poker ou o Magic: The Gathering, ou quem sabe fazer algo novo.

Muitas opções curiosamente ao contrário do que muitas pessoas pensam, costumam trazer infelicidade, pelo que é importante fazer as perguntas corretas:

  • O que é importante para mim?
  • O que quero alcançar?
  • Que experiências quero ter?
  • Quem quero ser?
  • Com quem quero estar?
  • O que é melhor para mim e para a minha família?
A minha situação de vida é um pouco diferente da que eu tinha quando escrevi o último post...

Agora sou pai de uma menina com 4 meses!



A nível de escolhas profissionais para o futuro, este "pequeno detalhe" tem algumas implicações!

A liberdade sempre foi um factor importante para mim, mas agora é fundamental para mim ter tempo livre para viver ao máximo e acompanhar o crescimento dela. Ela tem crescido tão rapidamente e quero ter o privilégio de estar presente!

Depois há questões que são fundamentais para mim, como maximizar a saúde, ter tempo estar com quem gosto, para os meus projectos e objectivos pessoais e se possível crescer financeiramente.

Eu fiz durante vários meses o exercício de fazer estas perguntas, comparar com as minhas experiências no passado e expectativas no futuro e a resposta foi quase sempre a mesma...

Poker

O problema é que eu estava ainda a associar Poker a muito trabalho, muita força de vontade e muito mau estar durante downswings.

Esta foi a razão para não agir imediatamente e voltar a repetir o exercício vezes mais algumas vezes.

Decidi então mudar a minha forma de pensar no problema, penso que influenciado pelos livros do Tony Robbins. Como já tinha decidido que o Poker era melhor para mim, a pergunta passou a ser: "Como é que eu faço para querer e gostar de jogar Poker?".

A minha última fase no Poker em que era só a produzir conteúdo de entretenimento foi bastante aborrecida. A fase anterior em que tentava automatizar as decisões e jogava 20-40 mesas ao mesmo tempo foi bastante desgastante (embora muito rentável!). 

Mas, houve uma fase antes dessa em que jogava no meu portátil poucas mesas, às vezes deitado na cama ou no sofá e havia sempre a vontade de jogar mais, aprender e experimentar novas jogadas!

(Acho que o Ike Haxton costuma jogar no seu portátil no sofá muitas vezes, portanto é capaz de ser algo viável :P)

E se voltasse a jogar poucas mesas, sessões relativamente curtas na maior parte das vezes e me focasse em aprender e evoluir?

Será que eu ia gostar? Acho que sim

Será que podia ser rentável e desse para ter um retorno estável? Acho que sim.

Eu tenho gasto nos últimos anos algum tempo a jogar jogos de computador como hearthstone, então decidi tentar substituir esses jogos com Poker e começar a jogar um pouco sem grande obrigação, objectivos ou compromisso para ver como me sentia.

Nos últimos 10 dias joguei cerca de 45 horas, normalmente até 6 mesas e sempre a respeitar gestão de banca, mas sem grandes horários ou stress. Acabei um pouco positivo, sinto que estou a evoluir e tenho tido prazer a jogar!

Em principio vou voltar a jogar durante mais uns anos e vou revendo a situação para ver se ainda tem sentido.

Também pode gostar de

12 comentários

  1. Olá André! Obrigado por mais um post! Grande notícia o teu regresso ao poker. Já agora, as streams estão fora de questão? Boa sorte nas mesas! Abraço

    soos1ck

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João! Obrigado por todo o apoio!
      De momento penso que estão fora de questão.
      abraço

      Eliminar
  2. Olá André,curioso o que falas,porque a mim só me dá prazer jogar sentado na minha chaiselong, portatil no colo e fones nos ouvidos,mesmo o portatil sendo lento e tendo à disposiçao no quarto um monitor de 24 polegadas e um pc rápido. Mas estar sentado numa secretaria, aborrece-me. No inverno entao, sentadinho é frente à lareira,ui ,é outro nivel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá e obrigado pelo apoio! Tenho que experimentar a ladeira então ;)

      Eliminar
  3. Gosto da maneira como analisas as coisas e a vida. Com a tua mentalidade e foco acho que consegues vingar no que quiseres. Grande abraço e GL my friend! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio grande Mateus! Estou confiante que tu também consegues tudo o que queres ;) grande abraço!

      Eliminar
  4. Hummm ... bem vindo, é sempre um enorme prazer ter-te de volta mas fico a aguardar mais detalhes desse plano que me parece ainda mal cozinhado :) ... parabéns pela bebe já compraste* a caçadeira? (*tb tenho uma filhA) :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio Pedro!
      Os ingredientes já cá estão, agora é uma questão de ir experimentando e ajustando os sabores.
      Era para comprar, mas o meu contabilista disse logo que não entrava nas contas, então decidi adiar :P

      Eliminar
  5. É um privilégio poderes escolher aquilo que te inspire mais a trabalhar e que traga felicidade. Acredito que maior privilégio ainda é estar presente no crescimento de um filho.
    Sobre o poker, Infelizmente, estas reviravoltas de mercados fez cortar muitas perspectivas desta modalidade. Agora com o mercado partilhado poderá renascer uma nova geração de jogadores de poker. Penso que uma vertente de streaming, dado o teu historial e numero de seguidores, poderá ser algo muito rentavel, para ambos os lados. Eu vejo, por exemplo, a stream do Lex Veldhuis, algo super "informal" onde joga os MTTs dele e os subscribers pagam para poderem ter analise de maos ou algo deste sentido.

    Boa sorte nas mesas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio Pedro!
      Vemos-nos nas mesas! :)

      Eliminar
  6. Bem vindo andré ! As melhores sortes … e não fiques com a liquidez toda da FrEsPT … Já agora voltas-te para que limites ? Cash / Torneios / SNGs ?

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelo apoio! Ainda não tenho um plano muito afinado, mas poderei jogar tudo de acordo com a banca. (Tenho jogado sits/mtts até €10)

    ResponderEliminar